GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE TAXONOMIA VEGETAL: O USO DE QR CODE PARA A IDENTIFICAÇÃO DA FLORA EM UMA ESCOLA NO SERTÃO DO ARARIPE

Autores

  • Amanda Macedo Rocha Universidade Federal Rural do Pernambuco
  • Jânio de Sousa Leal Instituito Federal do Piauí

Palavras-chave:

Botânica, Ferramentas didáticas, Plantas ornamentais, Recursos tecnológicos

Resumo

Cada vez mais, temos vivenciado a presença das tecnologias em diversas atividades cotidianas da sociedade. No novo cenário educacional, o uso de tecnologias representa um recurso imprescindível, e com isso, implantar a gamificação ao ensino é um meio para facilitar desenvolvimento de competências necessárias ao desenvolvimento cognitivo do aluno. O presente estudo relata a experiência acerca do uso do aplicativo QR Code para identificação da flora da escola EREM Luiz Gonzaga Duarte, vivenciada com alunos do ensino médio. O estudo foi realizado em uma escola pública estadual localizado no município de Araripina - PE, no âmbito da disciplina eletiva de Botânica Econômica, a qual participaram um total de 30 alunos. A implementação do recurso didático estruturou-se em três etapas de desenvolvimento, finalizando com uma culminância para os demais alunos. A coleta de material botânico seguiu as técnicas usuais em taxonomia e a identificação dos espécimes deu-se por meio de bibliografia especializada, consulta a banco de dados online, auxílio do aplicativo e autoconhecimento de algumas espécies pela professora. Os dados em campo e bibliográfico foram traduzidos em QR Code e confeccionado placas de identificação, as quais foram fixadas ao lado do respectivo indivíduo. A atividade gamificada fomentou um aprendizado lúdico e mais dinâmico sobre a taxonomia vegetal, apresentando resultados favoráveis, pois foi percebido pela docente um forte engajamento por parte dos alunos no processo de ensino aprendizagem, alcançando o objetivo e contribuindo para a prática docente.

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Referências

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Macedo Rocha, A., & Leal, J. de S. (2023). GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE TAXONOMIA VEGETAL: O USO DE QR CODE PARA A IDENTIFICAÇÃO DA FLORA EM UMA ESCOLA NO SERTÃO DO ARARIPE. Journal of Geospatial Modelling, 3(1), 198–201. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/geospatial/article/view/22324

Edição

Seção

Artigos