A EXPERIMENTAÇÃO ALIADA AO ENSINO: UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA EM FISIOLOGIA VEGETAL COM DISCENTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Botânica, Ensino básico, Residência pedagógica

Resumo

O Ensino de Botânica apresenta inúmeros desafios quando trabalhado em sala de aula, seja pela falta de afinidade com o conteúdo por parte dos docentes ou pelo desinteresse dos estudantes em relação a essa temática. Assim sendo, o presente trabalho apresenta uma oficina de ensino de Fisiologia Vegetal, que combina apresentações teóricas com experimentos práticos. Tal oficina envolveu a realização de três experimentos com estudantes do ensino médio: a ascensão da seiva, a cromatografia de pigmentos cloroplastídicos e a plasmólise de células vegetais. Dessa forma, observou-se que os estudantes, inicialmente, demonstraram interesse, mas também impaciência durante as apresentações teóricas, porém, ao iniciar os experimentos, houve maior envolvimento dos discentes. Nesse sentido, os resultados indicam que as aulas experimentais desempenham um papel importante no processo de ensino-aprendizagem, despertando o interesse dos alunos e permitindo a construção do conhecimento. Assim, foi possível constatar que a inclusão de práticas experimentais aliadas ao ensino teórico pode contribuir para o enriquecimento do aprendizado dos estudantes, estimulando a curiosidade e a investigação autônoma dos educandos e, consequentemente, tornar os conteúdos de Botânica mais próximos da realidade dos discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe Andrade dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Graduando em licenciatura plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente é bolsista voluntário de Iniciação Científica (PIBIC) no Laboratório de Fisiologia e Ecofisiologia Vegetal (LFEV) . Ademais, é residente pedagógico (CAPES) do Colégio de Aplicação (CODAP/UFS) das disciplinas de Ciências e Biologia, lecionando para turmas do ensino básico fundamental e médio.

Vanessa Reis Costa, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente é bolsista voluntário de Iniciação Científica no Laboratório de Fisiologia e Ecofisiologia Vegetal (LFEV). Além disso, faz parte do Programa de Residência Pedagógica (PRP), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), desenvolvendo suas atividades no Colégio de Aplicação (UFS) com turmas do Ensino Fundamental e Médio.

João Gabriel Santos Silva, Universidade Federal de Sergipe

Estudante de graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe. Atuante como bolsista no Programa Residência Pedagógica, realizando atividades de docência em turmas do Ensino Fundamental e Médio do Colégio de Aplicação (UFS).

Emilly Victória Nascimento de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe. Atualmente é bolsista do Programa Residência Pedagógica (CAPES) e desenpenha suas atividades no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe, no qual leciona para turmas do Ensino Fundamental e Médio.

Danilo Gomes da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Graduando em licenciatura plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). É bolsista voluntário de Iniciação Científica (PIBIC) no Laboratório de Tecnologia Cervejeira do Departamento de MorfologIA (UFS). Ademais, é residente pedagógico (CAPES) do Colégio de Aplicação (CODAP/UFS) das disciplinas de Ciências e Biologia, lecionando para turmas do Ensino Básico Fundamental e Médio.

Christiane Ramos Donato, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Ciências Biológicas-Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), mestrado e doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFS. Professora de Ciências e Biologia e DNL (Disciplina Não Linguística) de Ciências no Projeto Bilinguismo/Língua Francesa do Colégio de Aplicação da UFS (CODAP/UFS).  Tem experiência nas áreas de Educação e Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Afetiva, Neuroeducação, Educação Ambiental, Ensino de Ciências e Biologia, Biologia Subterrânea, Conservação da Natureza, Avaliação da Dinâmica Ambiental, Planejamento e Gestão Ambiental.

Referências

Amadeu, S. O.; Maciel, M. D. A dificuldade dos professores de educação básica em implantar o ensino prático de botânica. Revista de Produção Discente em Educação Matemática. São Paulo, v. 3, n. 2, p. 225-235, 2014.

Araújo, D. H. A importância da experimentação no ensino de Biologia. 2011. 24 p. Monografia (Licenciatura em Biologia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

Cerri, Y. L. N. S.; Tomazello, M. G. C. Crianças aprendem melhor ciências por meio da experimentação. In: Pavão, A. C.; Freitas, D. (Orgs.). Quanta Ciência há no Ensino de Ciências. São Carlos: EDUFSCar, 2008.

Duré, R. C.; Andrade, M. J. D.; Abílio, F. J. P. Ensino de biologia e contextualização do conteúdo: quais temas o aluno do ensino médio relaciona com o seu cotidiano? Revista Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 1, 2018.

Iglesias, J. O. V. Tradições curriculares dos conteúdos de botânica nos livros didáticos: em foco a década de 1960 e o início do século XXI. 2014. 140 p. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Campinas, 2014.

Krasilchik, M. Prática de ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

Nascimento, B. M.; Donato, A. M.; Siqueira, A. E. de; Barroso, C. B.; Souza, A. C. T. de; Lacerda, S. M. de; Borim, D. C. D. E. Propostas pedagógicas para o ensino de botânica nas aulas de ciências: diminuindo entraves. Revista Eletronica de Enseñanza de las ciências, v. 16, n. 12, p. 298-315, 2017.

Neta, M. A. F.; Paes, L. S.; Alencar, B. C. M.; Lucena, J. M. Estratégia didática para o ensino de biologia utilizando plantas da medicina popular. In: Anais do Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação, 5, 2010.

Possobom, C. C. F.; Okada, F. K.; Diniz, R. E. S. Atividades práticas de laboratório no ensino de biologia e de ciências: relato de uma experiência. Núcleos de ensino. São Paulo: Unesp, Pró-Reitoria de Graduação, p. 113-123, 2003.

Pozo, J. I.; Crespo, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico, 5ª Ed., Porto Alegre: Artmed, 2009.

Santos, T.; Landim, M. F. Aulas práticas no ensino de biologia: análise da sua utilização em escolas no município de Lagarto/SE. In: VI Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade, 2012. Disponível em: < https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/10179/6/5.pdf. >. Acesso em: 10 jun. 2023.

Wandersee, J.; Schussler, E. Toward a theory of plant blindness. Plant Science Bulletin, 47: 2-9, 2001.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Andrade dos Santos, F., Reis Costa, V., Santos Silva, J. G., Nascimento de Oliveira, E. V. ., Gomes da Silva, D., & Ramos Donato, C. . (2023). A EXPERIMENTAÇÃO ALIADA AO ENSINO: UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA EM FISIOLOGIA VEGETAL COM DISCENTES DO ENSINO MÉDIO . Journal of Geospatial Modelling, 3(1), 202–206. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/geospatial/article/view/22319

Edição

Seção

Artigos