O QUE É QUE A BAIANA TEM? A etnopoética folclórica de Cecília Meireles

Autores

  • Gilmar Rocha Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Palavras-chave:

Etnopoética, Baiana, Patrimônio cultural, Identidade social

Resumo

A baiana é um dos principais símbolos nas representações da identidade nacional brasileira. Imortalizada em diversas instâncias – da literatura às escolas de samba – a baiana constitui um patrimônio cultural. Este texto tem como corpus privilegiado de análise a etnopoética folclórica de Cecília Meireles, intitulada “Batuque, Samba e Macumba - Estudos de Gesto e de Ritmo 1926-1934”. Este material pode ser visto como uma importante reflexão da artista sobre o significado da cultura popular em meio às manifestações artísticas modernistas, as pesquisas etnográficas das religiões afro-brasileiras e o processo de constituição da nação no Brasil da primeira metade do século XX. O tratamento dispensado à baiana faz destes estudos um material exemplar sobre processos de patrimonialização da cultura.

Palavras-chave: Baiana. Bricoleur. Patrimônio Cultural. Identidade Nacional.

ABSTRACT

The baiana – an adjective used to designate women born in Bahia, a Northeast state – is one of the most important symbols of Brazilian national identity. In fact, we argue that she has become a cultural patrimony, immortalized in several instances – from literature to Rio de Janeiro’s samba schools. This paper focuses on Cecilia Meireles’s work entitled “Batuque, Samba e Macumba – Estudos de Gesto e Ritmo 1926-1934”, a major piece of ethnographic and folkloric analysis. Cecilia’s study presents the reflections of an artist about the importance of popular culture among modernist art manifestations, ethnographic researches about Afro-Brazilian religions and the process of formation of Brazilian nation during the first half of XX century. The way Cecilia has chosen to present and portray the baiana has turned her work into an exemplar analysis of the process that involves the transformation of culture into patrimony, the “patrimonialização da cultura”.

Keywords: Baiana. Bricoleur. Cultural Patrimony. National Identity.

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Biografia do Autor

Gilmar Rocha, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), graduação em Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), doutorado em Ciências Sociais (Sanduíche) - École des Hautes Études en Sciences Sociales (2002) e doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal do Maranhão. Está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFMA e é o Editor da Revista Pós Ciências Sociais. Trabalha em pesquisas que examinam os processos, condicionantes e lógicas de seleção de elites.

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Como Citar

ROCHA, Gilmar.
O QUE É QUE A BAIANA TEM? A etnopoética folclórica de Cecília Meireles
. Revista Pós Ciências Sociais, v. 4, n. 8, 20 Mar 2012 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/832. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos