TITULAÇÃO ESCOLAR, MERCADO E CAPITAL SOCIAL NA HIERARQUIZAÇÃO ESCOLAR: as relações entre a obtenção do título de doutor em sociologia e o ingresso na carreira
Palavras-chave:
Elite, Universidade, Poder, PolíticaResumo
O texto se insere na problemática da diversidade de recursos e princípios de legitimação no espaço escolar e conseqüentemente, no recrutamento de sua “elite”. Porém, se circunscreve à apresentação de resultados da análise das relações entre o processo de obtenção do título de doutor em sociologia e o ingresso na condição de professor de ensino superior. Mais especificamente, o recorte empírico está centrado nas relações entre a posição do respectivo curso de atuação profissional do novo doutor e daquele do orientador e dos componentes da banca examinadora da tese. A hipótese geral é a de que nessas relações entre a obtenção do título de doutor e o ingresso na carreira entra em pauta tanto a concorrência entre títulos e capital escolar como o capital de relações sociaisPalavras-chave: Capital de relações sociais. “Elites” escolares. Universidade e hierarquia profissional. Estrutura universitária. Clientelismo universitário.
ABSTRACT
This article relates to the issues of resource diversity and principles of legitimacy within school environment and consequently, the recruitment of its "elite". However, it is limited to present analysis results of the relationship between the process of obtaining a doctoral degree in sociology and the admission as a university professor. More specifically, the empirical material focuses on the relationship between the position of the respective professional path of the new doctor and that of his supervisor and members of his thesis examination board. The general hypothesis is that these relations between obtaining a doctoral degree and starting the career consider both competition between titles and school capital as social relations capital.
Keywords: Social relations capital. School "elite". University and professional hierarchies. University structures. Academic patronage.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
CORADINI, Odaci Luiz.
TITULAÇÃO ESCOLAR, MERCADO E CAPITAL SOCIAL NA HIERARQUIZAÇÃO ESCOLAR: as relações entre a obtenção do título de doutor em sociologia e o ingresso na carreira
. Revista Pós Ciências Sociais, v. 8, n. 15, 28 Out 2011 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/576. Acesso em: 21 dez 2024.Edição
Seção
Dossiê: Elites
Licença
Direitos autorais Revista Pós Ciências SociaisEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.