A expansão conservadora dos cursos de formação de professores em Ciências Sociais em Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-9473.v13n25p87-103Palavras-chave:
Ensino de Sociologia, Formação de Professores em Ciências Sociais, Sociologia da Educação, Ensino SuperiorResumo
A expansão do Ensino Superior no Brasil não é um fenômeno recente; desde os anos de 1970 ela vem ocorrendo de forma crescente, concentrada principalmente nas instituições privadas. No entanto, no caso dos cursos de Ciências Sociais isso parece ser algo recente, que tem sido dinamizado pela reintrodução da Sociologia no Ensino Médio. Analiso neste artigo o processo de expansão das licenciaturas em Ciências Sociais/Sociologia em Santa Catarina, a partir dos dados fornecidos pela plataforma e-MEC <http://emec.mec.gov.br/>, considerando tanto as singularidades envolvidas nesse estado como as questões gerais que se aplicam também ao resto do país. Compreendo que ocorreu uma expansão conservadora, concentrada nas instituições privadas de ensino, com uma presença crescente da Educação a Distância.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-01-22
Como Citar
OLIVEIRA, Amurabi.
A expansão conservadora dos cursos de formação de professores em Ciências Sociais em Santa Catarina
. Revista Pós Ciências Sociais, v. 13, n. 25, p. 87–103, 22 Jan 2016 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/4536. Acesso em: 21 nov 2024.Edição
Seção
DOSSIÊ: Perspectivas Antropológicas e Sociológicas em Educação
Licença
Direitos autorais Revista Pós Ciências SociaisEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.