AVALIAÇÃO IMUNOLÓGICA DA INTRADERMORREAÇÃO DE MONTENEGRO / Immunological evaluation of the Montenegro’s intradermal reaction

Autores

  • Arlene de Jesus Mendes Caldas Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Dorlene Maria de Cardoso Aquino Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Neidna Viegas Ferreira Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Maria Aparecida Pereira da Silva Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Elza Lima da Silva Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Alinne Silva Andrade Costa Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Aldina Prado Barral Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.18764/

Palavras-chave:

Leishmaniose visceral humana, Intradermorreação de Montenegro, Área endêmica

Resumo

 Introdução. Na leishmaniose visceral, a Intradermorreação de Montenegro (IDRM) utilizada em indivíduos sadios apresenta resultados controversos quanto à sensibilização após uma segunda aplicação. Objetivo. avaliar a resposta imunológica a sucessivas aplicações da IDRM. Métodos. Trata-se de um estudo de coorte realizado com 44 indivíduos, no período de agosto/2004 a julho/2005. A amostra foi dividida em quatro grupos sendo: 11 de área não endêmica(I) e 11 de área endêmica(II) realizaram o teste no dia zero e em intervalo de 30/30 dias; os outros 11 de área não endêmica (III) e 11 de endêmica (IV) em intervalo de 90/90 dias, ambos durante seis meses. Resultados. Os indivíduos de áreas não endêmicas (I e III) positivaram na segunda aplicação em 18% e 9% respectivamente, e após, não houve conversão para a positividade; nos participantes de áreas endêmicas, o grupo II obteve resultado positivo na segunda aplicação em 45% e todos positivaram no fim do estudo; já no grupo IV 64% e 18%, respectivamente, convergiram para a positividade com 90 e 180 dias. Conclusão. O percentual de positividade encontrado, não sugere sensibilização a partir de sucessivas aplicações da IDRM, sendo que a positividade observada pode ser devido a uma infecção assintomática ou reação cruzada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arlene de Jesus Mendes Caldas, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduou-se em Enfermagem na Universidade Federal do Maranhão em 1978. Concluiu Mestrado em Saúde e Ambiente na UFMA em 1998 e Doutorado em Patologia Humana na UFBA em 2004. Desde 1986 é docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão. professora de Doenças Transmissíveis e de Metodologia da Pesquisa para Cursos de Especialização em Enfermagem, Farmácia, Odontologia e outras áreas. Docente do Programa de Pós-Graduação Materno-Infantil da Disciplina Bioética. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do HUUFMA, da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e da Associação Brasileira de Enfermagem, Vice-coordenadora do Centro de Pesquisa Clínica do HUUFMA, Editora responsável pela Revista do Hospital Universitário/UFMA, coordenadora do Grupo de Pesquisa de Epidemiologia das doenças transmissíveis. A produção bibliográfica consta 18 artigos completos publicados em periódicos, 45 orientações de monografias de conclusão de curso de graduação, 8 orientações de especialização, 6 orientações de Iniciação Científica, 2 co-orientações de dissertação de mestrado.

Dorlene Maria de Cardoso Aquino, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutora em Patologia Humana. Departamento de Enfermagem. Docente da Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Neidna Viegas Ferreira, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Enfermeira, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal do Maranhão(UFMA).

Maria Aparecida Pereira da Silva, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Enfermeira, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal do Maranhão(UFMA).

Elza Lima da Silva, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestre em Enfermagem. Departamento de Enfermagem. Docente da UFMA.

Alinne Silva Andrade Costa, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestre em Saúde Coletiva. Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde- SEMUS-MA

Aldina Prado Barral, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutora em Imunologia. Docente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia - UFBA

Downloads

Publicado

2011-10-07

Como Citar

Caldas, A. de J. M., Aquino, D. M. de C., Ferreira, N. V., Silva, M. A. P. da, Silva, E. L. da, Costa, A. S. A., & Barral, A. P. (2011). AVALIAÇÃO IMUNOLÓGICA DA INTRADERMORREAÇÃO DE MONTENEGRO / Immunological evaluation of the Montenegro’s intradermal reaction. Revista De Pesquisa Em Saúde, 11(2). https://doi.org/10.18764/

Edição

Seção

Artigos Originais / Original Articles