MANIFESTAÇÕES BUCAIS EM PACIENTES PORTADORES DE LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Alessandra Fialho Nascimento Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA).
  • Danila Lorena Nunes dos Santos Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA). São Luís -MA.

Resumo

Introdução: O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença auto-imune crônica inflamatória e multissistêmica, cuja produção excessiva de auto-anticorpos afeta muitos componentes celulares, desencadeando manifestações intra e extraorais. Objetivo: Analisar as evidências científicas acerca das manifestações orais em pacientes lúpicos. Método: O levantamento bibliográfico foi realizado de maio a novembro de 2020 mediante o acesso virtual às bases de dados PubMed, SCIELO e BVS, por meio dos descritores: lúpus eritematoso sistêmico, manifestações bucais e odontologia. Na seleção das publicações buscaram-se estudos que abordassem manifestações orais em pacientes portadores de LES, sendo artigos na íntegra de autores nacionais e internacionais, publicados em inglês, português e espanhol, no período de 2010 a 2020. Foram excluídos capítulos de livros, notícias, carta resposta, teses de doutorados, estudos de revisões de literatura, duplicatas e estudos que não respondiam ao questionamento da pesquisa. Resultados: Foram selecionados 11 artigos segundo os critérios de inclusão e exclusão. Mulheres lúpicas foram mais prevalentes nas amostras e a faixa etária média dos indivíduos avaliados ficou entre 34,02 anos. As manifestações bucais mais observadas foram as úlceras orais e candidíase. Também foram encontradas queilites angulares, queilite actínica, xerostomia, halitose, petéquias, placas orais, osteonecrose de mandíbula, periodontite, leucoplasia pilosa oral, líquen plano, máculas hiperpigmentadas, leucoedema, saburra lingual e cavitações por cárie. Conclusão: As úlceras orais e a candidíase foram as manifestações bucais mais prevalentes.

 Palavras-Chave: Lúpus eritematoso sistêmico. Manifestações bucais. Odontologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Fialho Nascimento, Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA).

Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA). São Luís - MA.

Danila Lorena Nunes dos Santos, Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA). São Luís -MA.

Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA). São Luís -MA.

Downloads

Publicado

2022-03-15

Como Citar

Nascimento, A. F., & Santos, D. L. N. dos. (2022). MANIFESTAÇÕES BUCAIS EM PACIENTES PORTADORES DE LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista De Pesquisa Em Saúde, 22(1). Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahuufma/article/view/18904

Edição

Seção

Artigo de Revisão / Review Article