ASSOCIAÇÃO ENTRE OCORRÊNCIAS DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA E DIABETES MELLITUS COM O ESTILO DE VIDA INADEQUADO

Autores

Palavras-chave:

saúde coletiva

Resumo

Introdução: As doenças crônicas não transmissíveis configuram um importante problema de saúde pública, sendo de origem multifatorial e fortemente associadas a hábitos de vida inadequados, como o abuso de álcool, tabagismo e excesso de peso. Assim, identificar tais fatores contribui para ações direcionadas na prevenção das doenças crônicas não transmissíveis e seus agravos. Objetivo: Correlacionar a ocorrência das doenças crônicas não transmissíveis Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus com o estilo de vida inadequado nas cidades de Cáceres/MT e Cuiabá/MT. Métodos: Estudo descritivo, quantitativo e transversal, selecionado dados das condições de saúde autorreferidas como peso; uso de fumo; abuso de álcool; diabetes e hipertensão de 164 famílias do município de Cáceres/MT e comparadas aos dados equivalentes do Programa do Ministério da Saúde VIGITEL - Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico na cidade de Cuiabá/MT. Resultados: Verificou-se que em ambas as cidades do estado de Mato Grosso, a hipertensão arterial sistêmica foi a mais prevalente, principalmente entre mulheres. O estilo de vida inadequado mais referido foi o excesso de peso, seguido por uso de álcool e tabagismo, sendo verificada a associação entre as doenças crônicas não transmissíveis com o excesso de peso e tabagismo. Conclusão: A ocorrência das doenças crônicas não transmissíveis se correlacionou ao estilo de vida inadequado em ambas as populações analisadas nas cidades de Cáceres e Cuiabá - Mato Grosso.

Descritores: Doenças não transmissíveis. Estilo de vida. Saúde pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Sarita Souza Medeiros, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Acadêmica de Medicina pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. Câmpus Universitário Jane Vanini. Cácere-MT, Brasil.

Deborah Diogo Guedes, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Acadêmica de Enfermagem. Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. Câmpus Universitário Jane Vanini. Cácere-MT, Brasil.

Carolina Roberta Ohara Barros e Jorge Cunha, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Docente do Curso de Medicina. Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. Câmpus Universitário Jane Vanini. Cácere-MT, Brasil.

Simone Galli Rocha Bragato, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Docente do Curso de Medicina. Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. Câmpus Universitário Jane Vanini. Cácere-MT, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-03-15

Como Citar

Medeiros, D. S. S., Guedes, D. D., Cunha, C. R. O. B. e J., & Bragato, S. G. R. (2022). ASSOCIAÇÃO ENTRE OCORRÊNCIAS DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA E DIABETES MELLITUS COM O ESTILO DE VIDA INADEQUADO. Revista De Pesquisa Em Saúde, 22(1). Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahuufma/article/view/15776

Edição

Seção

Artigos Originais / Original Articles