ENSINO, SERVIÇO E GESTÃO COMO ELO SIGNIFICATIVO PARA DETECÇÃO PRECOCE DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

Autores/as

  • Alisson Salatiek Ferreira de Freitas Centro Universitário Christus - UNICHRISTUS
  • Ana Valeska Perdigão Barros Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)
  • Fernanda Flania Soares Maia Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)
  • Luiz Cassimiro de Araújo Júnior Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)
  • Antônio Gean de Lima Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)
  • Maria Iara de Sousa Rodrigues Enfermeira. Coordenadora da Unidade de Atenção Primária a Saúde da Prefeitura de Fortaleza.
  • Antonio Rodrigues Ferreira Júnior Docente da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Palabras clave:

Saúde Pública

Resumen

Introdução: As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) se apresentam como desafio a ser enfrentado no sistema de saúde brasileiro. Objetivo: Relatar o potencial das ações desenvolvidas pela relação ensino, serviço e gestão para o controle das IST. Método: Relato de experiência ocorrida na Atenção Primária à Saúde de Fortaleza, Ceará, Brasil, com a participação de acadêmicos de enfermagem, docentes, profissionais e gestores do serviço, em 2018. Resultados: Desenvolveram-se ações utilizando ferramentas do planejamento e gestão com foco no enfrentamento das IST presentes no território. Conclusões: A tríade ensino,  serviço e gestão, pode favorecer o desenvolvimento de ações que minoram os agravos.

Palavras-chave: Prática profissional. Doenças sexualmente transmissíveis. Atenção Primária à Saúde. Educação em Enfermagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-06-24

Cómo citar

Freitas, A. S. F. de, Barros, A. V. P., Maia, F. F. S., Araújo Júnior, L. C. de, Lima, A. G. de, Rodrigues, M. I. de S., & Ferreira Júnior, A. R. (2020). ENSINO, SERVIÇO E GESTÃO COMO ELO SIGNIFICATIVO PARA DETECÇÃO PRECOCE DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS. Revista De Pesquisa Em Saúde, 20(1). Recuperado a partir de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahuufma/article/view/12068

Número

Sección

Artigos Originais / Original Articles