REMANESCENTES DO POVO QUILOMBOLA, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTISMO NA AMAZÔNIA: a duplicação da estrada de ferro Carajás e conflitos com as comunidades de Monge Belo e Santa Rosa dos Pretos, Itapecuru Mirim/MA

Autores

  • Ruan Didier Bruzaca Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Palavras-chave:

Duplicação da Estrada de Ferro Carajás, Conflitos socioambientais, Licenciamento ambiental, Remanescentes do povo quilombola.

Resumo

O presente artigo científico pretende analisar as consequências do modelo de desenvolvimento adotado na região amazônica, tomando como exemplo o empreendimento da duplicação da Estrada de Ferro Carajás, que afeta os estados do Maranhão e Pará. Para tal, inicia-se com a análise dos aspectos históricos da exploração na referida região para, em seguida, dar ênfase à problemática envolvendo a implementação do Programa Grande Carajás e, especificamente, da Estrada de Ferro Carajás (EFC). Não obstante os conflitos socioambientais ocasionados pelo projeto original, atualmente procede-se à duplicação da EFC, sendo necessário analisar suas características e ilegalidades no licenciamento ambiental. Com isso, dar-se-á enfoque aos casos das comunidades de remanescentes do povo quilombola Monge Belo e Santa Rosa dos Pretos, Itapecuru-MA, examinando as respostas jurídicas das instituições do sistema de justiça envolvidas.

Palavras-chave: Duplicação da Estrada de Ferro Carajás. Conflitos socioambientais. Licenciamento ambiental. Remanescentes do povo quilombola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruan Didier Bruzaca, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestre em Direito e Instituições do Sistema de Justiça pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e graduado em Direito pela Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB). Atualmente é Assessor Jurídico da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), professor Substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e professor da Faculdade do Maranhão (FACAM).

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

Bruzaca, R. D. (2017). REMANESCENTES DO POVO QUILOMBOLA, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTISMO NA AMAZÔNIA: a duplicação da estrada de ferro Carajás e conflitos com as comunidades de Monge Belo e Santa Rosa dos Pretos, Itapecuru Mirim/MA. Revista Do Curso De Direito, 4(8), 119–144. Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rcursodedireito/article/view/5259

Edição

Seção

Artigos