EL ARTE DE NARRAR LA MEMORIA FEMININA: La mujer como agente en la parodia de la normatividad de género/ THE ART OF NARRATING FEMININE MEMORY: woman as Agent in the Parody of the Gender Normativity

Autores

  • Omar García Obregón Queen Mary College, University of London

Palavras-chave:

Paródia, Memória feminina, Gênero, Nélida Piñon.

Resumo

Este estudo aborda a arte de narrar de Nélida Piñon, no seu relato I Love My Husband, considerando as aportações ensaísticas da autora para situar à mulher dentro de uma memória ancestral feminina que a autora explora para assim, através de atos paródicos em contra da normatividade de gênero num contexto patriarcal, fazer que a mulher se manifeste desde a instrumentalidade para resultar ser a agente de um discurso capaz de substituir o capital simbólico masculino.

Palabras-chave: Paródia. Memória feminina. Gênero. Nélida Piñon

Resumen

Este estudio explora el arte de narrar de Nélida Piñon, en su relato I Love My Husband, tomando en cuenta las aportaciones ensayísticas de la autora, para situar a la mujer dentro de una memoria ancestral femenina que la autora explota para así, a través de actos paródicos en contra de la normatividad de género en un contexto patriarcal, hacer que la mujer se manifieste desde la instrumentalidad para resultar ser agente de un discurso capaz de desbancar el capital simbólico masculino.

Palabras clave: Parodia. Memoria femenina. Género. Nélida. Piñon

Abstract

This study explores the art of narration of Nélida Piñon, in her story I Love My Husband, taking into account the essays written by the author to place women in the context of a female ancestral memory that the author operates, through parody acts against the norms of gender in a patriarchal context, to make the woman manifest herself as an instrument that turns out to be the agent of a discourse capable of displacing men’s symbolic capital.

Keywords: Parody. Women’s memory. Gender. Nélida Piñon

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Biografia do Autor

Omar García Obregón, Queen Mary College, University of London

Omar García Obregón doutor em Estudos Hispánicos pela Queen Mary College, University of London (Reino Unido), onde atualmente é Titular da cadeira. È especialista em literatura do exilio, com ênfase no teatro e na poesía contemporánea española e cubana. Tem participado em vários cursos de licenciatura e pós-grado e orientado várias teses de Master y Doctorado. Sus cursos versan sobre Literatura Española contemporánea, Literatura e Cinema Latinoamericanos. Autor de vários livros, capítulos de livros e volumes editados e artigos científicos internacionais. Também é autor de vários livros de poesía.Email: o.a.garcia@qmul.ac.uk. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Goiás (1995) e Doutorado em História Contemporânea - Universidad Complutense de Madrid (2000). Atualmente é professora Associada I da Universidade Federal do Maranhão. Tem realizado estudos sobre migração, memória e identidade. Participa do Conselho Editorial das revistas Revista Brasileira do Caribe e - Inter-ação (Goiânia). Tem organizado vários congressos de história oral no Estado de Goiás e foi Diretora Regional Centro Oeste da Associação Brasileira de Historia Oral de 2002-2006. Tem experiência nas áreas de História Contemporânea, com ênfase em Cuba. Tem desenvolvido pesquisas sobre os seguintes temas: história oral, Cuba, Caribe, universidade.

Como Citar

Obregón, O. G. (2012). EL ARTE DE NARRAR LA MEMORIA FEMININA: La mujer como agente en la parodia de la normatividad de género/ THE ART OF NARRATING FEMININE MEMORY: woman as Agent in the Parody of the Gender Normativity. Revista Brasileira Do Caribe. Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/872

Edição

Seção

Dossiê: mulher e Caribe: aproximações à problemática de gênero