ETHOS DISCURSIVO DA PREFEITURA DE SALVADOR NO FACEBOOK

Auteurs-es

  • Fernando Franco
  • André Luiz Madureira

Résumé

Resumo. Neste texto buscamos aplicar a noção de ethos discursivo, de Dominique Maingueneau, concebido como uma dimensão da formação discursiva, na análise do discurso de uma publicação da Prefeitura de Salvador no Facebook. Concluímos que a noção de ethos pode contribuir para a percepção dos modos pelos quais o enunciador se projeta no discurso para estabelecer um contrato de comunicação com o coenunciador, e que esse tom presente no discurso também manifesta a formação discursiva a que se filia o enunciador. Percebeu-se que este ethos corresponde à uma formação discursiva na qual a Prefeitura de Salvador se inscreve, identificando-se com um discurso específico, o qual aciona e reforça estereótipos relacionados à cidade, quais sejam: cidade da música, do carnaval, da suavidade, da doçura, numa perspectiva bastante mercadológica, representando a capital soteropolitana como um bem de consumo, relacionado ao turismo, às festas populares (especialmente o carnaval), bem como, à aceitação das representações sociais cristalizadas que servem a esse fim.

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Publié-e

2017-12-28

Comment citer

FRANCO, Fernando; MADUREIRA, André Luiz.
ETHOS DISCURSIVO DA PREFEITURA DE SALVADOR NO FACEBOOK
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 8, n. 14, 28 déc. 2017 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/8122. Acesso em: 20 mai 2024.

Numéro

Rubrique

Seção temática: linguagem e meios digitais