O feminino na literatura colonial brasileira: representações nos livros didáticos do Ensino Médio

Auteurs-es

  • Eudma Elisbon

Résumé

Resumo: Este texto propõe uma investigação concentrada em compreender como os estereótipos femininos presentes na literatura colonial brasileira, disseminados pela historiografia e pela crítica literária, são apropriados, incorporados e reproduzidos pelos livros didáticos – um objeto/suporte que, a despeito de todo o processo de marginalização histórica, cumpre um papel basilar enquanto elemento de divulgação e consolidação de conceitos culturais. Mais do que isso, o livro didático afeta a compreensão do mundo e de si de milhares de educandas e educandos de todo o Brasil. Desse modo, sugerimos perscrutar as formas como o livro didático de Ensino Médio, notadamente a partir dos tópicos de literatura, relaciona-se aos discursos e práticas literárias e sociais no que se refere à presença/ausência da mulher na literatura brasileira colonial.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Eudma Elisbon

Téléchargements

Publié-e

2015-06-25

Comment citer

ELISBON, Eudma.
O feminino na literatura colonial brasileira: representações nos livros didáticos do Ensino Médio
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 6, n. 9, 25 juin 2015 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/3550. Acesso em: 20 mai 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos