A TERCEIRA MARGEM DO SENTIDO: A SEMIÓTICA DO DISCURSO COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Elijames dos Santos

Resumo

RESUMO: Este artigo expõe a relevância do método semiótico do discurso, como ferramenta de análise do texto literário no ensino médio. Intenciona-se aqui apresentar as etapas para a construção da significação, em seus níveis fundamental, narrativo e discursivo, como direcionador do reconhecimento das estruturas textuais no percurso que se realiza durante a leitura. Anuído esse procedimento, o leitor poderá imergir em uma análise mais profícua do texto artístico no que concerne aos planos isotópicos manifestados no nível discursivo, a terceira etapa do sentido. Nessa perspectiva de uma abordagem sistêmica, o ponto alto dessa proposta de trabalho é a apreciação do evento estético em cuja análise poderá ser apontada as figuras e temas espalhadas no conto A terceira margem do rio, de Guimarães Rosa. Para o alcance desses propósitos mergulhar-se-á no aporte teórico de Greimas (1973; 2002); da estudiosa Diana Luz Pessoa de Barros (2002; 2008); de Umberto Eco (2013) e Antonio Candido (2011).

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Biografia do Autor

Elijames dos Santos

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Publicado

2015-06-25

Como Citar

DOS SANTOS, Elijames.
A TERCEIRA MARGEM DO SENTIDO: A SEMIÓTICA DO DISCURSO COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 6, n. 9, 25 Jun 2015 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/3547. Acesso em: 23 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos