CONTRIBUTOS DA LITERATURA INFANTIL PARA A FORMAÇÃO DA CRITICIDADE DA CRIANÇA

Auteurs-es

  • Lidiane Ribeiro FAMA
  • Eliziane Castro UECE
  • Evandro FIGUEREDO FILHO FAMA

Résumé

Discute-se sobre a Literatura Infantil configurando-a como elemento basilar para a formação da criticidade da criança uma vez que a mesma possibilita a construção do conhecimento relacionado ao exercício da cidadania, numa visão política e histórica que movimenta a humanidade. Parte-se do pressuposto de que a Literatura Infantil abrange experiências que servem de ensino e aprendizagem para as crianças desenvolverem o interesse pelos princípios que constroem uma sociedade, revendo e resgatando valores que mantêm o homem no controle de suas ações e não o contrário. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica cujo resultado aponta que a utilização de Obras Literárias como recursos didáticos contribuem para o desenvolvimento da consciência crítica das crianças e desta forma caracteriza-se como uma ferramenta metodológica que contribui para possíveis mudanças na escola e para além dela.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2014-08-02

Comment citer

RIBEIRO, Lidiane; CASTRO, Eliziane; FIGUEREDO FILHO, Evandro.
CONTRIBUTOS DA LITERATURA INFANTIL PARA A FORMAÇÃO DA CRITICIDADE DA CRIANÇA
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 5, n. 8, 2 août 2014 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/2672. Acesso em: 20 mai 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos