EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA INFORMAL: do humor televisivo brasileiro às novas formas de significar

Auteurs-es

  • Everaldo Almeida FAMA

Mots-clés :

Humor televisivo. Linguagem. Significação.

Résumé

Análise do discurso humorístico televisivo brasileiro, implicâncias e relações linguístico-histórico-culturais dos falantes em decorrência da concepção sociológica da linguagem a partir dos bordões veiculados pela programação de entretenimento. Estudo cultural e semiótico do humor na televisão capaz de influenciar a configuração da Língua Portuguesa a partir da ressemantização da linguagem tendo os bordões como instrumento de uso.  Relação dialógica entre a linguagem humorística e o sujeito na (re)construção dos sentidos linguísticos a partir da interação verbal, por meio da qual surgem novas formas de dizer e de significar, fazendo com que o resultado seja mais que uma palavra. Pesquisa qualitativa não intervencionista baseada em dois eixos intitulados Seleção, escolha dos bordões, e Análise de Conteúdo, categorias simbólicas dos bordões e suas relações com a sociedade, cultura e a linguagem. Os signos culturais são dotados de sentidos, tornando-se parte da unidade da consciência verbal e coletivamente constituída, sendo a linguagem a representante dos aspectos transformacionais da sociedade. Propõe uma nova abordagem acerca do entendimento dos estudos da linguagem e suas metodologias de ensino em contextos pós-modernos.

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Publié-e

2014-08-02

Comment citer

ALMEIDA, Everaldo.
EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA INFORMAL: do humor televisivo brasileiro às novas formas de significar
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 5, n. 8, 2 août 2014 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/2668. Acesso em: 20 mai 2024.

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