INSURGENTE E CRUCIAL

a obra de Ercília Nogueira Cobra reeditada e comentada

Autores

  • Sueleny Ribeiro Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.18764/2177-8868v14n27.2023.14

Palavras-chave:

Virgindade inútil e anti-higiênica, Ercília Nogueira Cobra

Resumo

COBRA, E. N. Virgindade inútil e anti-higiênica: virgindade anti-higiênica - preconceitos e convenções hipócritas, de 1924, virgindade inútil - novela de uma revoltada, de 1927. Belo Horizonte: Editoras Luas, 2021.

Virgindade inútil e anti-higiênica oferece a possibilidade de conhecermos, em uma só obra, as duas publicações mais relevantes de Ercília Nogueira Cobra75: Virgindade Anti-higiênica – preconceitos e convenções hipócritas, (1924) e Virgindade inútil – novela de uma revoltada, (1927). A obra publicada pela editora Luas – editora que publica exclusivamente obras de autoria de mulheres como parte do projeto de resgate, reconhecimento e inserção de escritoras no cenário literário brasileiro – compõe a Coleção Precursoras, formada de livros reeditado de autoria de mulheres do século XIX e início do século XX. Nessa edição, de 2021, encontramos, ainda, estudos e notas de Imaculada Nascimento, a cronologia de vida e obra da autora em questão, além de sua bibliografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sueleny Ribeiro Carvalho

Bolsista PDJ - Pós-doutorado Junior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Doutora em Letras/Estudos Literários - Linha de Pesquisa: Literatura, Cultura e Interdisciplinaridade - pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Letras/Estudos Literários - Linha de Pesquisa: Literatura e Sociedade - pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí. Especialista em Estudos Literários pela Universidade Estadual do Piauí e Graduação/Licenciatura Plena em Letras - Português pela Universidade Federal do Piauí. Professora efetiva de Língua Portuguesa pela Secretaria Municipal de Educação de Timon. Integra o Grupo de pesquisa "Trânsitos teóricos e deslocamentos epistêmicos: feminismo(s), estudos de gênero e teoria queer" (CNPq/UFSM), como Pesquisadora, sob coordenação do Prof. Dr. Anselmo Peres Alós.

Referências

COBRA, E. N. Virgindade inútil e anti-higiênica: virgindade anti-higiênica - preconceitos e convenções hipócritas, de 1924, virgindade inútil - novela de uma revoltada, de 1927. Belo Horizonte: Editoras Luas, 2021.

Downloads

Publicado

2023-09-11 — Atualizado em 2023-09-12

Versões

Como Citar

CARVALHO, Sueleny Ribeiro.
INSURGENTE E CRUCIAL: a obra de Ercília Nogueira Cobra reeditada e comentada
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 14, n. 27, 12 Set 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/22219. Acesso em: 11 mai 2024.