COMPREENSÃO LEITORA EM LÍNGUA ESPANHOLA NO ENSINO BÁSICO: CONTRIBUIÇÕES DO TEXTO LITERÁRIO A PARTIR DE CONTOS DE GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ

Autores

  • Kelvilane Queiroz dos Santos Celis
  • Alexandro Teixeira Gomes

Resumo

O presente trabalho objetiva identificar contribuições do texto literário para o ensino da compreensão leitora em língua espanhola no ensino básico. Para tanto, realizamos uma intervenção com alunos do primeiro ano do Ensino Médio, utilizando a proposta de Cosson (2006) para o ensino do texto do literário e considerando os contos de Gabriel García Márquez intitulados La marioneta de trapo e La profecia autocumplida. Do ponto de vista teórico, nossa pesquisa se fundamenta, sobretudo, em Fillola (2007), Miguel, Pérez e Pardo (2012) e Solé (1998). Os dados mostram uma significativa melhora na compreensão leitora dos alunos envolvidos nessa investigação, ao comparamos os resultados do pré-teste e do pós-teste, sobretudo, em relação à capacidade de realizar inferências. Frente ao exposto, destacamos a relevância do texto literário nas aulas de língua espanhola, considerando-o como um material autêntico com diversas possibilidades de uso e como ferramenta de acentuada relevância para desenvolver a competência leitora discente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-11-22

Como Citar

QUEIROZ DOS SANTOS CELIS, Kelvilane; TEIXEIRA GOMES, Alexandro.
COMPREENSÃO LEITORA EM LÍNGUA ESPANHOLA NO ENSINO BÁSICO: CONTRIBUIÇÕES DO TEXTO LITERÁRIO A PARTIR DE CONTOS DE GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 11, n. 20, 22 Nov 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/15594. Acesso em: 22 dez 2024.