APRENDIZAGEM MÓVEL NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: revisão sistemática de literatura

Autores

  • Mizraim Nunes Mesquita Mestre em Cultura e Sociedade (PGCult – UFMA)
  • Sueli Caraçço Barbieri Graduada em Letras Português-Inglês (Faculdades Integradas de Santo Ângelo - FISA-RS)

Resumo

Este estudo busca analisar produções de cunho acadêmico, encontradas com o Google Scholar, que tratem sobre aprendizagem móvel no processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras no Brasil nos últimos 10 anos (2009 – 2019). Trata sobre aprendizagem móvel à luz de autores como Traxler (2005) e Sharples e Spikol (2017). Conecta-se à área de ensino de línguas por meio de autores como Leffa (2003) e Souza (2015). Realiza a identificação de artigos científicos sobre essa temática e analisa os estudos selecionados quanto às estratégias de aprendizagem móvel empregadas, à língua estrangeira em estudo, ao tipo de estudo, aos participantes da pesquisa (quando aplicável) e aos principais resultados apresentados nessas publicações. Apresenta dados relativos à análise dos 15 primeiros artigos encontrados que se encaixavam nos critérios de inclusão estabelecidos. Contribui para a compreensão de cenário atual sobre o tema e para a identificação de lacunas e indicadores de sucesso encontrados.

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Publicado

2020-11-22

Como Citar

MESQUITA, Mizraim Nunes; BARBIERI, Sueli Caraçço.
APRENDIZAGEM MÓVEL NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: revisão sistemática de literatura
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 11, n. 20, 22 Nov 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/15587. Acesso em: 22 dez 2024.