POR UMA PEDAGOGIA INCLUSIVA: O PENSAMENTO EDUCATIVO DE PAULO FREIRE COM EDUCANDOS (AS) SURDOS (AS).

Autores

  • Isabell Neri
  • Rennan Barroso

Resumo

O presente estudo foi realizado por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com o objetivo de criar estratégias metodológicas que otimizem alfabetização de Jovens e Adultos Surdos por meio do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire-NEP, um grupo de ensino, pesquisa e extensão vinculado a Universidade do Estado do Pará-UEPA do Centro de Ciências Sociais e Educação-CCSE. O campo de estudo foi uma escola especializada na Educação de Surdos no Município de Belém, estado do Pará com turmas de EJA referentes à primeira e à segunda etapas. Como resultados podemos destacar: a necessidade de uma relação horizontal entre educando e educador nas práticas de educação especial, o desenvolvimento de didáticas que contribuam para a autonomia do aluno com surdez e a valorização dos seus saberes em detrimento dos saberes escolares apenas.

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Publicado

2018-11-25

Como Citar

NERI, Isabell; BARROSO, Rennan.
POR UMA PEDAGOGIA INCLUSIVA: O PENSAMENTO EDUCATIVO DE PAULO FREIRE COM EDUCANDOS (AS) SURDOS (AS).
Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 9, n. Esp., 25 Nov 2018 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/10187. Acesso em: 22 dez 2024.