https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/infinitum/issue/feed Infinitum: Revista Multidisciplinar 2024-01-28T22:58:58-03:00 Josenildo Campos Brussio josenildo.brussio@ufma.br Open Journal Systems <p>A Infinitum: Revista Multidisciplinar é uma revista científica criada pelos cinco cursos de graduação do Campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) de São Bernardo – Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia, Licenciatura em Ciências Naturais/Química, Licenciatura em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa, Licenciatura em Linguagens e Códigos/Música e Bacharelado em Turismo, que tem por objetivo divulgar estudos, pesquisas, reflexões e ensaios nos campos da educação, ciências humanas, ciências naturais, língua portuguesa, linguística, literatura, música e turismo.</p> <p>ISSN 2595-9549</p> <p>Periodicidade: Semestral</p> <p><strong>Qualis/CAPES (2017-2020): B1</strong> </p> https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/23028 EDITORIAL 2024-01-28T22:58:58-03:00 Josenildo Campos Brussio josenildobrussio@gmail.com 2024-01-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/21935 PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM QUE PROPORCIONAM A EXPRESSÃO CRÍTICA E REFLEXIVA 2023-10-21T11:18:12-03:00 Nathália Saidelles Cunha nathaliasaidellescunha@yahoo.com.br Carlos Henrique da Costa Barreto carloshcb123@gmail.com Graziela Frainer Knoll grazi.fknoll@gmail.com Taís Steffenello Ghisleni taisghisleni@yahoo.com.br <p>Este artigo relata práticas de ensino que visam criar um ambiente propício para uma participação reflexiva e responsável no contexto informacional e midiático. O objetivo é investigar estratégias eficazes no desenvolvimento das competências midiáticas dos estudantes, levando em consideração os três eixos: Leitura, Escrita e Participação propostos como eixos da Educação Midiática. Metodologicamente o trabalho traz um relato sobre práticas de ensino que tenham relação com educação midiática, e para isso, utilizamos como universo de pesquisa o blog do Portal Árvore. As práticas de ensino foram demonstradas na formação de alunos atendidos, críticos e engajados no cenário midiático. É fundamental promover uma abordagem equilibrada entre os eixos de competências para que isso permita que os alunos desenvolvam habilidades de leitura, escrita e participação, capacitando-os para a sociedade digital atual. Essas práticas educacionais são essenciais para criar um ambiente informacional e midiático mais reflexivo e responsável.</p> 2024-01-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/22220 ROTEIRO CULTURAL DE SANTA CRUZ/RN 2023-09-13T11:53:38-03:00 Eduardo Cristiano Hass da Silva eduardohass.he@gmail.com Keity Kauane Pereira da Silva keity.kauane.702@ufrn.edu.br Dariane Lourrena Silva de Carvalho dariane.carvalho.114@ufrn.edu.br <p>A presente investigação tem o objetivo de identificar as possibilidades de apropriação do Patrimônio Cultural do município de Santa Cruz/RN pelo Turismo Cultural. A pesquisa resulta de uma prática pedagógica realizada na disciplina de Interpretação Patrimonial, componente curricular de caráter optativo do curso de Turismo em nível superior. Para atender ao objetivo da investigação, recorre-se aos conceitos de patrimônio cultural, cidades e roteiros culturais, fundamentados a partir do Turismo Cultural e da História. Metodologicamente, a investigação recorre à aplicação de um questionário, pesquisa histórica, realização de visitas técnicas e à construção de um roteiro cultural. Os resultados são parciais, mas já demonstram a possibilidade de construção de roteiros temáticos relacionados à vida e religiosidade sertaneja.</p> 2024-01-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/21997 O ECOTURISMO NA REGIÃO DO BAIXO PARNAÍBA MARANHENSE 2023-10-21T11:08:24-03:00 Milena Meireles Alves milena.meireles@discente.ufma.br Mateus de Sá Barreto Barros masbbarros@yahoo.com.br <p><span style="font-weight: 400;">O presente artigo tem como objetivo geral analisar as possibilidades de desenvolvimento sustentável a partir da atividade turística, levando em consideração os aspectos sociais, culturais e econômicos na região do Baixo Parnaíba Maranhense, observando seu potencial ao segmento do ecoturismo, destacando a cidade de São Bernardo. Sua metodologia foi orientada pela investigação qualitativa, exploratória e bibliográfica. Nesse caminho, fez-se um breve levantamento sobre a história do ecoturismo no Brasil, bem como as políticas públicas elaboradas para a atividade e o potencial deste segmento no Baixo Parnaíba Maranhense. Apesar dos avanços na conceitualização e estruturação, o conjunto de normalização da atividade, prejudica a inserção de novos empreendedores para se chegar de fato a comercialização. A cidade de São Bernardo, Maranhão, assim como outras cidades do baixo Parnaíba Maranhense possuem grandes recursos naturais, especialmente o bioma tipo cerrado, contendo uma vasta área natural propícia ao segmento e, mesmo sendo um logo caminho a se trilhar pela falta de serviços de infraestrutura básica, apoio a atividade turística e treinamentos especializados para os condutores da atividade, pode alcançar os critérios estabelecidos pelo Ministério do Turismo para execução da atividade turística.</span></p> 2024-01-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/22574 PORTUGUÊS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS 2024-01-27T20:25:50-03:00 Alex Alves Egido alex.egido@ufma.br Helen Katrine Pereira Luz luz.helen@discente.ufma.br Matheus Henrique Costa Moraes matheus.hcm@discente.ufma.br <p><span style="font-weight: 400;">É inquestionável a expansão e intensificação dos estudos relacionados ao Português Para Falantes de Outras Línguas (PFOL). Logo, a realização de um estado da arte justifica-se pela necessidade de conhecer o que já há disponível enquanto conhecimento produzido sobre a temática, para que estudiosos/as da área possam escolher seus futuros focos de pesquisa. Assim, na primeira semana de abril de 2023, conduziu-se uma busca usando a entrada "Português Para Falantes de Outras Línguas", no Portal de Periódicos da CAPES. Após aplicação de filtros, selecionou-se 92 artigos para análise. No que diz respeito às categorias, buscou-se responder às seguintes perguntas de pesquisa: Em quais regiões brasileiras os autores das pesquisas atuam? Os estudos lidam com dados primários, secundários ou ambos? Quais os focos principais das investigações? Se houver focos secundários quais são eles? Em quais contextos as pesquisas foram conduzidas? Se houver participantes, quais os seus perfis? Quais as sugestões dos autores para o campo de PFOL? As respostas a estas perguntas orientam a estruturação deste artigo. </span></p> 2024-01-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/22492 AÇÃO COLETIVA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO 2023-12-21T11:14:27-03:00 Cintia Raquel Soares Pinheiro cintiapinheiro03@gmail.com Sylvana Kelly Marques da Silva sylvanakelly@gmail.com <p>Este artigo é uma análise das ações coletivas mobilizadas pelas lideranças comunitárias da Reserva Extrativista – Resex – de Cururupu, no estado do Maranhão articuladas à gestão compartilhada da unidade, mediada pelo Conselho Deliberativo presidido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Para interpretar tais dinâmicas, realizamos uma incursão etnográfica associada aos relatos de vidas das lideranças comunitárias e entrevistas compreensivas com os responsáveis do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do ICMBio. Tratamos das divergências encontradas nos relatos amparados na “teoria do enquadramento” (SNOW 2013), na abordagem pragmática da ação coletiva (CEFAÏ, 2009) e nos momentos de prova propostos por Boltanski e Thévenot (1991). Consideramos que o imaginário que formata os arranjos locais - entre o grupo e instituições – apesar de se alicerçar nas forças endógenas está perpassado por concepções pretéritas que indicam a permanência de lógicas excludentes agenciadas pela história da subjugação socioespacial existente com o colonialismo. No território encontramos a luta por direitos sociais, tais como o recebimento do Seguro Defeso, a organização do pescador artesanal, a celebração de convênios e projetos, a continuidade das ações dispostas no Plano de Manejo, a atualização do Cadastro dos Moradores e a fiscalização dos crimes socioambientais. Apesar dos desafios, os envolvidos mantêm em sua coletividade, práticas culturais, celebram suas vivências e constroem relações solidárias, o que favorece a transfiguração das lógicas opressoras originadas pela matriz simbólica moderna, que ancoradas no racismo, patriarcado e privatização do bem comum, precisam ser superadas.</p> 2024-01-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/21943 RELATO DE EXPERIÊNCIA 2023-07-19T01:13:32-03:00 Pamela Rayssa Silva Pinho Viana pamela.rayssa@discente.ufma.br Eliane Pereira Santos eliani-phb@hotmail.com Maria Francisca da Silva mf.silva@ufma.br <p>O presente trabalho trata-se de um relato de experiência sobre oficinas de leitura e produção textual do gênero poema visual, na modalidade de ensino remoto. A pesquisa objetiva analisar a importância de aplicativos digitais, tais como, <em>WhatsApp,</em> Q<em>uiz</em> e <em>Padlet</em>, nas aulas de Língua Portuguesa, no Ensino Fundamental. Como desdobramento do objetivo geral, temos os seguintes objetivos específicos: a) relatar atividades de leitura e produção textual do gênero poema visual realizadas a partir de aplicativos digitais, na Educação Básica, em turmas de 9º ano do Ensino Fundamental; b) discutir a importância dos multiletramentos, dentre eles, o letramento digital nas práticas de leitura e de escrita; c) relacionar o letramento literário com o letramento digital, como forma de aproximar a escola das práticas linguageiras da contemporaneidade digital. Diante disso, temos como questão problema: como os recursos digitais podem contribuir com estratégias de leitura e produção textual na educação básica? A metodologia consta de um relato de experiência sobre a realização de oficinas de leitura e produção textual do gênero poema visual, usando aplicativos digitais. As atividades foram desenvolvidas com alunos do ensino fundamental, na cidade de São Bernardo-MA. Dentre as técnicas de pesquisa utilizadas, destacamos a observação no contexto escolar, e a análise de textos de alunos, produzidos nas oficinas, por meio de aplicativos digitais, tais como: <em>Padlet</em>, <em>Quiz, WhatsApp. </em>As discussões propostas nos ajudam a entender como os aplicativos digitais contribuem para o desenvolvimento de multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa. </p> 2024-01-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024