INSTAGRAM COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE BOTÂNICA

Autores

  • Igor Silva Oliveira Universidade Federal do Piauí
  • Renan Pablo Oliveira do Nascimento Universidade Federal do Piauí
  • Paulo Henrique da Silva Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Conservação - PPGBC/UFPI
  • Ykaro Richard Oliveira Secretaria de Estado da Educação do Piauí - SEDUC/PI
  • Maria Carolina de Abreu Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Impercepção botânica, Ensino-aprendizagem, Redes sociais

Resumo

O ensino da botânica constantemente recebe críticas por ser considerado entediante e de pouca relevância e uma das formas de reverter essa percepção negativa é o uso de abordagens mais atrativas como as redes sociais. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi apresentar o perfil de Instagram do Projeto Botânica em Todo Lugar como uma ferramenta de auxílio nas aulas de botânica da Educação Básica, a partir do compartilhamento de informações acerca da taxonomia e morfologia de vegetais presentes em nosso dia a dia, contribuindo para minimizar o fenômeno da impercepção botânica. A metodologia utilizada foi a observação e classificação das postagens do perfil tendo por base as principais temáticas mencionadas, espécies e famílias abordadas e a interação do público a fim de observar o engajamento do perfil e as postagens mais curtidas e comentadas. As postagens no referido perfil oferecem aos usuários uma ampla variedade de informações botânicas por meio de posts e stories sobre a taxonomia e morfologia das espécies abordadas, bem como a distribuição geográfica, usos e os maiores produtores mundiais. Desde a criação do perfil, cerca de 59 espécies já foram mencionadas, distribuídas em um total de 34 famílias, e o post com o maior engajamento com 191 curtidas. Portanto, conclui-se que o perfil @botanicaemtodolugar_ enriquece o aprendizado do aluno podendo ser usado como uma ferramenta de auxílio para as aulas e no combate à impercepção botânica.

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Referências

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Silva Oliveira, I., Nascimento, R. P. O. do, Silva, P. H. da, Oliveira, Y. R., & Abreu, M. C. de. (2023). INSTAGRAM COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE BOTÂNICA. Journal of Geospatial Modelling, 3(1), 61–64. Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/geospatial/article/view/22384

Edição

Seção

Artigos