Descrição anatômica da folha e caule de Foeniculum vulgare

Autores

  • Gislayne de Araujo Bitencourt Uniderp
  • Ubirazilda Maria Resende Uniderp

DOI:

https://doi.org/10.0000/rtcab.v6i2.684

Palavras-chave:

Botânica

Resumo

Foeniculum vulgare apresenta compostos químicos de ampla utilização industrial e aplicações medicinais, sendo consideradas estas características predominantes da família Apiaceae. Objetivou-se descrever a estrutura anatômica do caule e folha de F. vulgare. Para as análises anatômicas, utilizou-se material seccionado à mão-livre, clarificados e corados. Nas análises em secção paradérmica do caule, a epiderme apresenta células uniformes, dispostas em mosaico e na folha, as células são disformes com paredes onduladas. Os estômatos observados nos órgãos em questão são do tipo anomocítico, anisocítico, diacítico e paracítico.  Em secção tranversal, o caule exibe uma epiderme com dois estratos de células, as folhas apresentam epiderme uniestratificada. Tanto no caule quanto na folha uma cutícula pouco espessa e ornamentada reveste a  epiderme. No caule, o parênquima paliçadico clorofiliano é interrompido por blocos de células do colênquima. Os feixes vasculares são do tipo colateral aberto. Próximo ao floema, no parênquima  fundamental, observa-se ductos secretores. Na folha o parênquima paliçadico clorofiliano se estende desde a região mediana até o bordo, onde é interrompido por um estrato de células parênquimáticas. Testes microquímicos evidenciaram grãos de amido, cristais e lipídios, específicamente, no interior dos ductos secretores, consideradas estruturas comuns encontradas nas Apiaceae.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislayne de Araujo Bitencourt, Uniderp

Bióloga, Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, Uniderp

Ubirazilda Maria Resende, Uniderp

Bióloga, Msc. em Botânica, Professora da disciplina de Botânica na Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, Uniderp. 

 

Downloads

Publicado

2012-11-04

Como Citar

Bitencourt, G. de A., & Resende, U. M. (2012). Descrição anatômica da folha e caule de Foeniculum vulgare. Revista Trópica - Ciências Agrárias E Biológicas, 6(2). https://doi.org/10.0000/rtcab.v6i2.684

Edição

Seção

Botânica