Embebição, condicionamento fisiológico e efeito do hipoclorito de sódio na germinação de sementes de alface.

Autores

  • Daniele Lima Rodrigues Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Higino Marcos Lopes Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Elania Rodrigues da Silva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Bruna Rafaela da Silva Menezes Universidade Estadual do Norte Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.0000/rtcab.v6i1.373

Palavras-chave:

taxa de embebição, vigor, altas temperaturas, Lactuca sativa

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar métodos alternativos para melhorar a germinação e o vigor de sementes de alface, cultivar Regina, em altas temperaturas. Utilizaram-se três métodos de condicionamento fisiológico: hidrocondicionamento em papel, hidrocondicionamento por imersão em água destilada e osmocondicionamento em solução de PEG 6000 -1,5 Mpa, e sementes testemunhas. Foram avaliados a imersão ou não das sementes em solução de hipoclorito de sódio (NaClO) no teste de germinação. Inicialmente determinaram-se as marchas de absorção de água em cada método e esses resultados foram submetidos à análise de regressão. Os resultados dos efeitos dos métodos de condicionamento e tratamento com NaClO foram submetidos à análise de variância em um arranjo fatorial 4 x 2 e as médias comparadas pelo teste de Tukey, P<0,05.  A qualidade fisiológica das sementes foi avaliada pelo teste de germinação, primeira contagem do teste de germinação, índice de velocidade de emissão de radícula, índice de velocidade de germinação, teste de germinação a 35ºC, condutividade elétrica e teste de pH. A taxa de embebição foi mais lenta no osmocondicionamento e este manteve a germinação e aumentou o vigor de sementes. O uso de NaClO aumenta a germinação e o vigor, em sua maioria, inclusive na germinação a 35ºC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Lima Rodrigues, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Engenheira Agrônoma e mestre em Fitotecnia pela UFRRJ.

Higino Marcos Lopes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor Associado III do departamento de Fitotecnia da UFRRJ. Engenheiro Agrônomo, mestre e doutor em Fitotecnia pela universidade de UFV.

Elania Rodrigues da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Bruna Rafaela da Silva Menezes, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Engenheira Agrônoma e mestre em Fitotecnia pela UFRRJ. Doutoranda em Genética e Melhoramento de Plantas da UENF.

Downloads

Publicado

2012-06-04

Como Citar

Rodrigues, D. L., Lopes, H. M., da Silva, E. R., & Menezes, B. R. da S. (2012). Embebição, condicionamento fisiológico e efeito do hipoclorito de sódio na germinação de sementes de alface. Revista Trópica - Ciências Agrárias E Biológicas, 6(1). https://doi.org/10.0000/rtcab.v6i1.373

Edição

Seção

Fitotecnia