Eficiência de fungicidas em sementes de peroba-mica (Aspidosperma desmanthum) e seus efeitos na germinação

Autores

  • Ricardo Gallo Universidade Federal de Viçosa
  • Rubens Marques Rondon Neto Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Ligia Eburneo Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Heloisa Rocha do Nascimento Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.0000/rtcab.v7i2.1039

Palavras-chave:

espécie nativa, fitossanidade, tratamento químico

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência de fungicidas para o controle de fungos em sementes de peroba-mica (Aspidosperma desmanthum) e as interferências na germinação das sementes. Os tratamentos testados constituíram dos seguintes princípios ativos: Testemunha (T1), Oxicloreto de Cobre (T2), Tiofanato-Metílico (T3), Captan (T4), Mancozeb (T5), Metalaxil-M + Fludioxonil (T6) e Carboxin + Thiram (T7). O experimento foi instalado no delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições de 25 sementes. As sementes foram desinfetadas em solução de álcool (70%) e depois em hipoclorito (2,5%), em seguida foram submetidas às aplicações dos fungicidas. As sementes tratadas foram distribuídas em caixas do tipo gerbox e mantidas em câmara de germinação, regulada com fotoperíodo de 12 horas e 25°C. Depois de 13 dias de instalação do experimento os fungos foram identificados, em nível de gênero, além da avaliação da germinação das sementes. Os gêneros de fungos encontrados nas sementes foram: Aspergillus, Fusarium, Mucor, Paecilomyces, Penicillium e Rhizoctonia. Os fungicidas a base de Metalaxil-M + Fludioxonil, Carboxin + Thiram e Tiofanato-Metílico controlaram a maioria dos fungos. Os índices de germinações na maioria dos tratamentos foram baixos, podendo estar associado à fitotoxidade dos fungicidas nas doses utilizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Gallo, Universidade Federal de Viçosa

Mestrando em Ciência Florestal, Universidade Federal de Viçosa - UFV.

Rubens Marques Rondon Neto, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professor do Departamento de Engenharia Florestal. Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. Campus Alta Floresta - Av. Rogério Silva, s/n – Jd. Flamboyant.

Ligia Eburneo, Universidade do Estado de Mato Grosso

Especialista em Microbiologia. Coordenadora do Laboratório Didático de Ciências - Universidades do Estado de Mato Grosso. Campus Universitário de Alta Floresta.

Heloisa Rocha do Nascimento, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduanda em Agronomia, Universidade do Estado de Mato Grosso. Campus Universitário de Alta Floresta.

Downloads

Publicado

2013-12-14

Como Citar

Gallo, R., Rondon Neto, R. M., Eburneo, L., & Nascimento, H. R. do. (2013). Eficiência de fungicidas em sementes de peroba-mica (Aspidosperma desmanthum) e seus efeitos na germinação. Revista Trópica - Ciências Agrárias E Biológicas, 7(2). https://doi.org/10.0000/rtcab.v7i2.1039

Edição

Seção

Microbiologia e Fitopatologia