http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/turismoecidades/issue/feed Revista Turismo & Cidades 2024-06-30T00:00:00-03:00 Saulo Ribeiro dos Santos rturismoecidades@gmail.com Open Journal Systems <p>Publicação do Departamento de Turismo e Hotelaria e do Grupo de Pesquisa Turismo, Cidades e Patrimônio da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). </p> <p>Missão: Destina-se a publicação de artigos científicos inéditos e interdisciplinares, artigos traduzidos, entrevistas, relatos de experiência, nostas técnicas e resenhas de livros sobre temáticas em Turismo, Geografia, Arquitetura, Urbanismo, Patrimônio, História e Administração.</p> <p>ISSN 2674-6972</p> <p>Periodicidade: Semestral</p> <p><strong>Qualis/CAPES (2017-2020): B4 </strong></p> http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/turismoecidades/article/view/22818 A HOSPITALIDADE HOTELEIRA EM SALVADOR: A recepção ao turista internacional e de identidades estigmatizadas 2024-03-04T15:42:21-03:00 Janine Santos de Sousa janine.rsousa@outlook.com Natália Silva Coimbra de Sá nsa@uneb.br Carla Oliveira Brito cobrito@outlook.com.br <p><span style="font-weight: 400;">Esta pesquisa buscou identificar e compreender sobre a retomada do turismo pós-pandemia através do atendimento ao turista internacional no Bahiacafé Hotel, localizado em Salvador-BA, entre janeiro e abril de 2022. O percurso metodológico se deu através da observação em campo, revisão sistemática de bibliografia e aplicação de questionário, com 24 perguntas. Os resultados da pesquisa demonstraram que as identidades culpabilizadas pela disseminação do coronavírus não foram oriundas das maiores regiões de contaminação da doença, já eram marginalizadas pela comunidade internacional antes da pandemia e indica que a recepção turística deve assumir o papel principal para o desenvolvimento do setor, seja para garantir o bem-estar do visitante e favorecer seu possível retorno; seja para reduzir os danos causados pela xenofobia através do acolhimento de qualidade. Assim, se vê como necessárias reflexões sobre o sistema atual de atendimento ao turista e uma formação mais humanizada dos novos profissionais do setor hoteleiro.</span></p> 2024-06-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/turismoecidades/article/view/22745 CIDADES RESPONSIVAS: Esse modelo de gestão urbana pode beneficiar a experiência turística? 2024-05-11T09:14:06-03:00 Marília Ferreira Paes-Cesário marilia.cesario@gmail.com Maria Valéria Pereira de Araújo valeriaaraujoufrn@gmail.com <p>Do conceito das cidades inteligentes, viu-se surgir os destinos turísticos inteligentes, que promoveram mudanças na atividade turística, tanto por parte dos consumidores, quanto da localidade. Assim, surgem as cidades responsivas, trazendo uma nova forma de gerenciamento, com maior participação dos moradores, facilitada pelas inovações tecnológicas. Questiona-se então: Como cidades responsivas poderiam contribuir para melhorar a experiência dos visitantes? Para isso, pretende-se avaliar o surgimento do debate sobre cidades responsivas na literatura existente e identificar os objetivos dos estudos. Como metodologia, fez-se revisão bibliográfica dos principais conceitos e revisão sistemática da literatura em duas importantes bases de dados para avaliar a quantidade e qualidade das publicações. Como resultado, encontrou-se poucas publicações sobre cidades responsivas e menos ainda sobre estas e as tecnologias no turismo. Observou-se uma lacuna de pesquisa de estudos que analisem a gestão responsiva e o aumento de informações úteis para um melhor planejamento da atividade turística dessas localidades.</p> 2024-06-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/turismoecidades/article/view/21284 LA CIUDAD DE MÉXICO Y SU MOVILIDAD ACCIDENTADA SON MERCANCÍAS DEL PODER Y LA SEGURIDAD 2023-12-04T11:58:41-03:00 Luis Alberto Luna l.lunazul@gmail.com <p>El artículo presenta el efecto de la inseguridad en la movilidad a partir de la ciudad unidimensional, orientada a la producción de servicios y capital financiero, cuyo principal interés no es resolver el problema sino controlar la población para ejercer el dominio a través de la dinámica del valor diferencial de las rentas. La investigación se baso en el análisis de la teoría ciudad unidimensional, a partir de allí se recolectaron datos de los accidentes en la movilidad relacionados con el espacio con el fin de obtener la localización del fenómeno que se desdobla en una geopolítica de los diferentes servicios, principalmente, financieros, que se instalaron en la Ciudad de México. </p> 2024-06-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/turismoecidades/article/view/22763 PERCEPÇÕES DE VISITANTES E EMPRESÁRIOS LOCAIS SOBRE OS MOTIVOS DE VISITAÇÃO AO POLO MOVELEIRO DE GRAVATÁ, PERNAMBUCO 2024-03-04T15:21:40-03:00 Eraldo Gomes de Souza Júnior eraldosouzajr@gmail.com Sandro Valença sandro.silva@ufpe.br Poliana Nunes de Santana poliana.nsantana@ufpe.br Italo Cavalcante da Silva Soares italo.soares@ufpe.br <p>A pesquisa teve como objetivo investigar o Polo Moveleiro de Gravatá (PMG), Pernambuco, enquanto atrativo turístico, à luz da percepção de dois grupos de sujeitos: visitantes e empresários locais. Buscou-se identificar os principais motivos que levam as pessoas a visitarem-no, sua capacidade de fidelização e, ainda, problemas recorrentes e possibilidades de aperfeiçoamentos. Para tanto, realizou-se uma série de entrevistas semiestruturadas e observações diretas com os sujeitos. Os dados e informações coletados foram transcritos; depois, codificados e categorizados por meio da análise qualitativa básica. Em síntese, os resultados indicaram que as principais motivações para a visitação do Polo referem-se ao desejo de conhecer o atrativo e/ou de fazer compras. Além disso, as pessoas costumam retornar com relativa frequência, logo, observa-se que o PMG possui capacidade de fidelização de visitantes. Por termo, dentre os problemas e possibilidades de aperfeiçoamentos, apontaram-se carências infraestruturais, com destaque para aquelas ligadas a aspectos de acessibilidade.</p> 2024-06-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/turismoecidades/article/view/23241 SABER TURÍSTICO COMO COMPONENTE CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: Considerações e Análise Propositiva 2024-03-20T15:08:39-03:00 Leylane Meneses Martins leylane.martins.028@ufrn.edu.br Marcia Maria Bezerra de Sousa marciamariasouza34@gmail.com Mauro Lemuel de Oliveira Alexandre mauro.alexandre@ufrn.br Cairo Cezar Braga de Sousa cairo.cezar@ufma.br <p>A compreensão do Turismo e sua relação com a Educação é fundamental diante das mudanças das Diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir do exposto surge a pergunta norteadora da investigação: Como os conceitos da atividade turística colaboram com a implementação da disciplina Turismo no componente curricular do novo ensino médio? O objetivo é verificar a inserção do Turismo como disciplina na educação do Brasil a partir da reformulação da BNCC. A metodologia incluiu pesquisa bibliográfica, análise de conteúdo usando IRaMuTeq e questionários. A execução do <em>software</em> atesta que as palavras Teoria, Conceitos, Educação e Interdisciplinaridade do Turismo são mais utilizadas no <em>corpus</em> textual apresentado. Com base nas respostas das entrevistas, conclui-se que a inserção do Turismo como disciplina nas escolas brasileiras está em processo de aceitação, porém, é reconhecido não apenas como uma atividade econômica, mas como meio de instrução e educação, contribuindo para formação profissional.</p> 2024-06-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024