CLIENTELISMO E SERVIÇOS DE SAÚDE

Autores

  • Ana Cristina Vieira Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Palavras-chave:

SUS, Política de saúde, Universalização da saúde, Direito à saúde, Clientelismo

Resumo

O artigo analisa a presença de práticas clientelistas na área de atenção à saúde, apesar da universalidade do direito à saúde, garantida na lei. Baseia- se em pesquisa realizada com o objetivo de identificar mecanismos pelos quais os usuários dos serviços públicos de saúde buscam respostas para suas demandas em saúde, quando não são resolvidas a contento no âmbito do SUS. Focaliza a ação de vereadores na área de atenção à saúde, apoiando-se em uma perspectiva que considera que as práticas clientelistas podem coexistir com o universalismo de procedimentos, no capitalismo contemporâneo. O estudo foi realizado na Região Metropolitana do Recife, sendo entrevistados 46 vereadores. Indagados sobre ações desenvolvidas na assistência à saúde, foram identificadas diferentes práticas, indo desde a oferta de transporte para locomoção de enfermos, até a realização de consultas e exames. Discute-se a motivação para essas ações, aparecendo a sua troca por votos, num processo em que o direito universal à saúde é negado, mas, ao mesmo tempo, usado para fins eleitoreiros.

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Publicado

2015-07-24

Como Citar

Vieira, A. C. (2015). CLIENTELISMO E SERVIÇOS DE SAÚDE. Revista De Políticas Públicas, 6(1), 9–40. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/3724

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático