POLÍTICA DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: rumos da produção do conhecimento sob o domínio do capital

Autores

  • Moisés Henrique Zeferino Alves Rede Municipal de Educação de Feira de Santana- BA
  • Kátia Oliver de Sá Universidade Católica do Salvador (UCSAL)
  • Jaildo Calda dos Santos Vilas Bôas Junior Rede Estadual de Educação do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v25n1p428-448

Palavras-chave:

Política de pós-graduação, Planos Nacional de Pós-graduação, Produção do conhecimento

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o processo de desenvolvimento da política nacional de pós-graduação no Brasil, considerando uma análise dos planos nacionais de pós-graduação (PNPG), sobretudo no que diz respeito aos principais objetivos e diretrizesAnalisa, ainda, cinco PNPG, através do método de análise imanente,buscando a relação entre a lógica interna dos documentos e seus determinantes históricos.  Constata que a realidade em que se coloca a produção do conhecimento tem nexos e relações com a Política Nacional de Pós-graduação presente nos PNPG, que traçam os rumos da produção do conhecimento em direção à valorização do capital e com o modo de produção capitalista em sua fase imperialista.

POSTGRADUATE POLICY IN BRAZIL: directions for the production of knowledge under the control of capital

Abstract

This article aims to analyze the development process of the national postgraduate policy in Brazil, considering an analysis of the national postgraduate plans (PNPG), especially with regard to the main objectives and guidelines. Analyzes the five PNPGs, using the immanent analysis method, looking for the relationship between the internal logic of documents and their historical determinants. It was found that the reality in which the production of knowledge is placed has links and relations with the National Postgraduate Policy present in the PNPGs, which trace the paths of knowledge production towards capital appreciation and with the capitalist production mode in its imperialist phase.

Keywords: Postgraduate policy. National postgraduate plans. Knowledge production

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moisés Henrique Zeferino Alves, Rede Municipal de Educação de Feira de Santana- BA

Professor de Educação Física. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor efetivo da Rede Municipal de Educação de Feira de Santana- BA

Kátia Oliver de Sá, Universidade Católica do Salvador (UCSAL)

Professora de Educação Física. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora do quadro docente do Programa de Políticas Sociais e Cidadania (PPGPSC) da Universidade Católica do Salvador (UCSAL).

Jaildo Calda dos Santos Vilas Bôas Junior, Rede Estadual de Educação do Estado da Bahia

Professor de Educação Física. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor efetivo da Rede Estadual de Educação do Estado da Bahia

Downloads

Publicado

2021-07-11

Como Citar

Alves, M. H. Z., Sá, K. O. de, & Vilas Bôas Junior, J. C. dos S. (2021). POLÍTICA DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: rumos da produção do conhecimento sob o domínio do capital. Revista De Políticas Públicas, 25(1), 428–448. https://doi.org/10.18764/2178-2865.v25n1p428-448