A OCORRÊNCIA DE ACIDENTES OCUPACIONAIS COM CONDUTORES DE MOTOCICLETA DURANTE O TRANSPORTE DE PASSAGEIROS / OCCUPATIONAL ACCIDENT OCCURRING WITH MOTORCYCLE DRIVERS DURING THE PASSENGER TRANSPORTATION
Resumo
Introdução: A utilização da motocicleta como meio de trabalho vem contribuindo bastante para o aumento significativo dos
acidentes de trânsito, os quais se constituem em acidentes de trabalho típico para a classe dos mototaxistas. Objetivo: Caracterizar
a prevalência de acidente de trabalho com mototaxistas do município de Caxias (MA). Métodos: Estudo descritivo transversal
com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 121 mototaxistas sem distinção de sexo e idade, cadastrados
junto à Secretaria de Trânsito e Transportes Municipal. Para a coleta dos dados foi aplicado um questionário fechado, com questões
estruturadas, dados socioeconômicos e demográficos. Resultados: Observou-se que a idade variou de 18 a 66 anos ou
mais, sendo a maioria do sexo masculino (97,5%); 33,8% eram solteiros e 48,7% tinham ensino médio. A queda foi o tipo de
acidente mais frequente (45,0%). Em decorrência a quedas, colisão com outra moto e com outro automóvel, 80,5% foram hospitalizados
e 55,3% permaneceram hospitalizados em até 24 horas. O absenteísmo foi observado em 76,4%, e 41,0% ficaram
afastados de suas atividades de 48 horas a 1 semana, tendo o trauma como principal motivo desse afastamento (50,5%). O uso
de capacete foi de 87,1%. Conclusões: Houve predominância de mototaxistas no gênero masculino, na idade produtiva, com
ensino médio completo. A prevalência de acidentes foi alta, acarretando em afastamento do trabalho e hospitalização. O uso de
capacetes foi frequentemente relatado.
Palavras-chave: Acidentes de trabalho. Traumatismo ocupacionais. Motocicletas.
Abstract
Introduction: The use of the motorcycle as a means of work has contributed enough to the significant increase in traffic accidents,
which constitute typical workplace accidents for the class of motorcycle taxi drivers. Objective: To characterize the prevalence
of work-related accident with motorcycle taxi drivers in the city of Caxias, Maranhão, Brazil. Methods: Cross-sectional
descriptive study with a quantitative approach. The sample consisted of 121 motorcycle taxi drivers regardless of sex and age
discrimination, duly registered in the city of Caxias, Maranhão, Brazil. To collect the data it applied a closed questionnaire with
structured questions, socioeconomic and demographic data. Results: The age ranged from 18 to 66 years or more, the majority
were male (97.5%); 33.8% were single and 48.7% had high school. The fall was the most frequent type of accident (45.0%). Due to
falls, collision with another motorcycle and another car, 80.5% were hospitalized and 55.3% remained hospitalized within 24
hours. Absenteeism was observed in 76.4%, and 41.0% were away from their activities 48 hours to 1 week, and trauma as the
main reason for this departure (50.5%). The helmet was 87.1%. Conclusions: It was observed a predominance of motorcycle taxi
drivers in males in productive age, with complete secondary education. The prevalence of accidents was high, resulting in
absence from work and hospitalization. The use of helmets was frequently reported by respondents.
Keywords: Accidents at work. Occupational injury. motorcycles.
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