RAZÃO DO ESTADO BRASILEIRO E SUAS VARIÁVEIS HISTÓRICAS

Autores

  • Sandro Luiz Bazzanella Universidade do Contestado – Campus Canoinhas
  • Walter Marcos Knaesel Birkner IPAC-Blumenau e do Instituto Véritas
  • Everaldo da Silva Centro Universitário Leonardo da Vinci e Centro Universitário de Brusque.

Resumo

O objetivo do presente artigo é colocar em discussão, a partir de um olhar filosófico e sociológico, matrizes que compõem o Estado brasileiro em seu percurso histórico até a atualidade. A guisa de esclarecimento, não desconhecemos o extenso debate que vincula as matrizes do Estado brasileiro à tradição do liberalismo político, ou mesmo do marxismo em suas variáveis, bem como de outras tendências, sejam elas republicanas, democráticas, federalistas ou municipalistas. Porém, nosso intuito é perscrutar ao modo foucaultiano, a partir de perspectivas metodológicas arqueológicas e genealógicas, variáveis consideradas secundárias, em certa medida ausentes nas leituras, análises e interpretações oficiais sobre as matrizes constitutivas da Razão de Estado brasileira. Também se pretende compreender aspectos deste legado histórico-conceitual na forma atual que o Estado brasileiro assume. Nesta direção, sugerimos certas inconsistências, paradoxos e idiossincrasias que podem nos permitir o esclarecimento de tais questões, bem como de possíveis tomadas de posicionamentos diante dos desafios que se apresentam à afirmação de nossa dinâmica de desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Luiz Bazzanella, Universidade do Contestado – Campus Canoinhas

Filósofo. Doutor em Ciências Humanas (UFSC). Professor de Filosofia e do Programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado – Campus Canoinhas. E-mail: sandroluizbazzanella@gmail.com.

Walter Marcos Knaesel Birkner, IPAC-Blumenau e do Instituto Véritas

Doutor em Ciências Sociais (UNICAMP). Professor da UNIVEST – Lages-SC, consultor do IPAC-Blumenau e do Instituto Véritas. E-mail: b-walter@hotmail.com

Everaldo da Silva, Centro Universitário Leonardo da Vinci e Centro Universitário de Brusque.

Cientista Social. Doutor em Sociologia Política (UFSC). Professor e Pesquisador no Centro Universitário Leonardo da Vinci e Centro Universitário de Brusque. E-mail: prof.evesilva@gmail.com

Referências

ARISTÓTELES. ÉTICA A NICÔMACO. Tradução, estudo bibliográfico e notas Edson Bini. Bauru, SP: EDIPRO, 2002.

______. A política. Tradução de Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

DaMATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1996.

FAORO, Raymundo. Os Donos do Poder: Formação do Patronado Político Brasileiro vol.1. São Paulo: GLOBO, 2000.

FREYRE, Gilberto. Uma microssociologia em desenvolvimento no Brasil: a análise e interpretação de anúncios de jornais. In: Ciência & Trópico, I, vol. 1, pp. 07-22. Recife, Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, Recife, 1973.

HEGEL, G. W. F. Princípios da Filosofia do Direito. Tradução de Orlando Vitorino. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

HOBBES, Thomas. Leviatã ou Matéria, Forma e Poder de um Estado Eclesiástico e Civil. Tradução de João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. São Paulo: Editora Nova Cultural Ltda, 2004.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 13.ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1979.

______. Visão do Paraíso: os motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil. São Paulo: Brasiliense; Publifolha, 2000.

LOCKE, John. Segundo tratado sobre o governo. Tradução de E. Jacy Monteiro. São Paulo: Editor Victor Civita, 1973.

MENDES, Marcos>Por que o Brasil cresce pouco: desigualdade e baixo crescimento no país do futuro. Rio, Campus/Elsevier, 2014.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social. Tradução de Lourdes Santos Machado. São Paulo: Editor Victor Civita, 1973.

SENELLART, Michel. AS ARTES DE GOVERNAR: Do regimen medieval ao conceito de governo. Tradução de Paulo Neves. São Paulo; Ed. 34, 2006.

TOCQUEVILLE, Aléxis de. A Democracia na América. Tradução Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1995. (Livro 1).

Downloads

Publicado

2018-04-30

Como Citar

Luiz Bazzanella, S., Marcos Knaesel Birkner, W., & da Silva, E. (2018). RAZÃO DO ESTADO BRASILEIRO E SUAS VARIÁVEIS HISTÓRICAS. Revista Húmus, 8(22). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/8711