A natureza, a técnica e a emergência de ética ambiental

Autores

Resumo

O texto versa sobre a urgência de uma ética ambiental diante do contexto que se encontra o meio ambiente atualmente, numa realidade que beira a uma crise ambiental global. Neste sentido, objetivamos empreender uma discussão reflexiva sobre a natureza e sua relação com a técnica.  Por conseguinte, analisar as promessas baconianas, e por fim, ressaltar o vácuo ético contemporâneo, enfatizando a emergência e a possibilidade para uma ética ambiental. Para essa contribuição, recorremos a um referencial teórico-metodológico de cunho interdisciplinar e reflexivo, com intuito de pensarmos sobre uma ética ambiental que conclama a responsabilidade como instrumento viável para o debate atual sobre a relação homem-natureza, uma vez que há a necessidade de práticas responsáveis que prezem pela qualidade de vida e para a boa convivência com todas as formas de vida planetária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Keila Jeronimo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI

Graduada em Licenciatura Plena em Filosofia (2008), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (2013) pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2019-2022). Tem experiência nas áreas de Educação e Ética Ambiental. Atualmente é professora estatutária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI , lecionando nos cursos de Ensino Médio Integrado ao Técnico, e na pós-graduação, na Especialização de Gestão de Recursos Ambientais no Semiárido e Especialização de Ciências Agrárias no Semiárido. Participa dos grupos de pesquisas em Temáticas Ambientais - IFPI, e Fundamentos da Educação e Práticas Culturais - UFRN.

Denis Barros Carvalho, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Possui Graduação em Psicologia (1995,UFRN), mestrado em Psicologia (2001, UFRN) e Doutorado em Psicologia Social(2007,UFRN). Professor Associado vinculado ao Departamento de Fundamentos da Educação (UFPI), ao mestrado de Meio Ambiente e Desenvolvimento (PRODEMA,UFPI), Mestrado em Psicologia (UFPI) ao Mestrado Profissional em Gestão Pública(UFPI). Seus temas de pesquisas são: Educação Ambiental Formal e não-formal, Aspectos comportamentais do uso sustentável da água,da energia e da gestão de resíduos sólidos; Gestão Ambiental Universitária e Sustentabilidade;Psicologia Urbana e Sustentabilidade;Interface Ciência,Religião e Sustentabilidade.

Referências

ADORNO, Theodor; HOKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.

ARENDT, Hanna. Sobre a violência. Rio de Janeiro: Relume-Dumaré, 1994.

ARISTÓTELES. A Política. Trad. Roberto Leal Ferreira. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006;

________ . Metafísica. Trad. Edson Bini. São Paulo, SP: EDIPRO, 2006.

BACON, Francis. Nova Atlântida. In: Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: Entrevista a Benedetto Vecchi. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.

BRAGA, M. GUERRA. A; REIS, J.C. Breve história da ciência moderna. v2: Das Máquinas do Mundo ao Universo – Máquina séc XVI a XVII. Jorge Zahar Editor. Rio de Janeiro. 2004

CASTELNOU, A.M.N. Cidade e natureza: uma introdução ao tema. Universidade Federal do Paraná UFPR. Revista Impulso, Piracicaba, 17 (44): 17-30, 2006.

CORTINA ORTZ, Adela. Ética. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2010;

DALY, H. E. Políticas para o desenvolvimento sustentável. IN: CAVALCANTI, C. (Coord.). Meio Ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. 4. ed. São Paulo: Cortez: Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2002;

DESCARTES, René. O discurso do método. In: Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

DOMINGUES. Ivan. Ética, ciência e tecnologia. Kriterion, Belo Horizonte, n. 109, Jun/2004. p. 158- 174.

DORST, Jean. Antes que a natureza morra: por uma ecologia política. Trad. Rita Buongermino. São Paulo: Editora Edgard Blücher LTDA, 1973.

DUPAS, G. Ética e poder na sociedade da informação. De como a autonomia das novas tecnologias obriga a rever o mito do progresso. São Paulo, Ed. Unesp, 2000.

DALY, H. E. Políticas para o desenvolvimento sustentável. IN: CAVALCANTI, C. (Coord.). Meio Ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. 4. ed. São Paulo: Cortez: Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2002;

FEATHERSTONE, Mike. Cultura de consumo e pós-modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995.

FERREIRA, Rafael C. V.; BRASIL, Deilton R. Dano ambiental: externalidade negativa decorrente da relação entre meio ambiente e sociedade de risco. Revista Húmus, São Luís, v. 10, nº 30, p. 87-101,2020.

FURTADO, Celso. Raízes do Subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

GALIMBERT, Humberto. Psiche e techne: o homem na idade da técnica. Trad. José Maria de Almeida. São Paulo: Paulus, 2006.

GIDDENS, A. As consequências da modernidade. Trad. Raul Fiker. São Paulo: UNESP, 1991.

HEIDEGGER, Martin. A questão da técnica. In: Ensaios e conferências. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

________. A questão da técnica. In: Revista Latino-Americana de Filosofia e História da Ciência. São Paulo, v.5, n. 3, 2007.

________. Época da imagem do mundo. Tradução de Claudia Drucker. Disponível <http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/heidegger.htm> Acesso em 13 de novembro de 2012.

________. Ser e Tempo. Petrópolis: Vozes, 1989.

JAPIASSU, H. Francis Bacon: o profeta da ciência moderna. São Paulo: Letras e Letras, 1995.

JONAS, Hans. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Trad. Marijane Lisboa e Luiz Barros Montez. Rio de janeiro: Contraponto/Editora da PUC-RIO, 2006.

LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Trad. de Lúcia Mathilde Endlich Orth. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001;

LEIS, Héctor Ricardo. A modernidade insustentável: As críticas do ambientalismo à sociedade contemporânea. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. 4.ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1993.

MCCRACKEN, Grant. Cultura e Consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Trad. Catarina Eleonora F. da Silva. São Paulo: Cortez, 2000.

OLIVEIRA, Manfredo. Ética e economia. São Paulo: Ática, 1995.

PNUMA- PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O MEIO AMBIENTE. Panorama ambiental global (GEO6). 2019. Disponível em: < https://www.unep.org/resources/global-environment-outlook-6?_ga=2.46863527

.1497159089.1616069508-1050438817.1615940218>. Acesso em setembro de 2020.

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dário. História da filosofia: Antigüidade e Idade Média. São Paulo: Paulus, 1990.

RUSS, Jacqueline. Pensamento ético contemporâneo. Trad. Constança Marcondes Cesar. São Paulo: Paulus, 2006.

SCHUMPETER, Joseph A. Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucro, capital, juro e ciclo econômico. Trad. Maria Sílvia Possas. 3 ed. São Paulo, Nova Cultura, 1988.

SEN, Amartya. Sobre ética e economia. Trad. Laura Texeira Motta. Ver. Ricardo Doninelli Mendes. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

SPENGLER, Oswald. O homem e a técnica. Trad. Érico Veríssimo. Porto Alegre: Edições Meridiano, 1941.

VAZ, Henrique C. de Lima. Escritos de Filosofia II: Ética e cultura. São Paulo: Ed. Loyola. 2 ed. 1999.

WEBER, Max. Ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Downloads

Publicado

2021-06-28

Como Citar

Jeronimo, M. K., & Carvalho, D. B. (2021). A natureza, a técnica e a emergência de ética ambiental. Revista Húmus, 11(32). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/16476