BIOPOLÍTICA SEM BIOLOGIA? Agamben e a pandemia do COVID-19

Autores

Resumo

O presente texto pretende analisar as posições de Giorgio Agamben acerca da pandemia do COVID-19 a partir do quadro teórico antecedente desenvolvido pelo próprio filósofo, especialmente em A Linguagem e a Morte, O Aberto e A Potência do Pensamento. A partir de um exame dos trabalhos, sustenta que a ontologia de Agamben fica presa na filosofia da linguagem, confinando-se em uma antropologia filosófica que separa o humano do animal, considerando o primeiro como o único a habitar o não-lugar da Voz. Além disso, a concepção de biologia (ou vida biológica) inspirada em Martin Heidegger é definida como se qualquer abordagem desse tipo fosse necessariamente eugênica, ignorando concepções mais complexas do trânsito entre biologia e filosofia como de Donna Haraway e Catherine Malabou. Com isso, a obra de Agamben fecha-se para a experiência de intrusão do biológico que percorre, por exemplo, fenômenos como o próprio vírus e pandemia, os traumatismos neuronais e a questão ecológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moysés Pinto Neto, Universidade Luterana do Brasil

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do RS.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. A Linguagem e a Morte: um seminário sobre o lugar da negatividade. Trad. Henrique Burigo. Belo Horizonte: UFMG, 2006.

AGAMBEN, Giorgio. La Potencia del Pensamiento. Trad. Flavia Costa e Edgardo Castro. Buenos Aires, Adriana Hidalgo, 2007a.

AGAMBEN, Giorgio. Lo abierto. Trad. Flavia Costa e Edgardo Castro. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2007b.

AGAMBEN, Giorgio. Reflexões sobre a Peste: ensaios em tempos de pandemia. Trad. Isabella Marcatti. São Paulo: Boitempo, 2020a.

AGAMBEN, Giorgio. Notas sobre o fim do mundo. Disponível em: https://vozdopara.com.br/g-agamben-no-fim-do-mundo/. Acesso em 3.12.2020. 2020b.

CHAKRABARTY, DIPESH. O Clima da História: quatro teses. Sopro 91, junho/2013.

DANOWSKI, Deborah & VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Há mundo por vir? Ensaio sobre os medos e os fins. Desterro: ISA/Cultura e Barbárie, 2014.

DERRIDA, Jacques. Marges de la philosophie. Paris: Les Éditions de Minuit, 1972.

DERRIDA, Jacques. L'animal que donc je suis. In: L'animal autobiographique: autour de Jacques Derrida. Org: Marie-Louise Mallet. Paris: Galilée, 1999.

MALABOU, Catherine. Les nouveau blessés: de Freud à la neurologie, penser les traumatismes contemporains. Paris: Bayard, 2007.

MALABOU, Catherine. Une seule vie. Résistance biologique, résistance politique. Esprit 2015/1 (Janvier), p. 30-40, 2015.

MALABOU, Catherine. Contagion: State of Exception or Erotic Excess? Agamben, Nancy and Bataille. Crisis and Critique, v. 7, issue 3, p. 221-226, 2020.

MEILLASSOUX, Quentin. Après la finitude: essai sur la nécessité de la contingence. Paris: éditions du Seuil, 2006.

STENGERS, Isabelle. No tempo das catástrofes — resistir à barbárie que se aproxima. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

VALENTIM, Marco Antonio. Extramundanidade e Sobrenatureza: ensaios de ontologia infundamental. Desterro (Florianópolis): Cultura e Barbárie, 2018.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Perspectivismo e Multinaturalismo na América Indígena. In: A Inconstância da Alma Selvagem. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

Downloads

Publicado

2021-06-28

Como Citar

Pinto Neto, M. (2021). BIOPOLÍTICA SEM BIOLOGIA? Agamben e a pandemia do COVID-19. Revista Húmus, 11(32). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/16132