v. 17, n. 1, jan./abr. 2024

Imagem de Capa da Edição Número 1 de 2024
Publicado: 2024-03-31

Editorial

Artigos

  • As quatro vertentes interpretativas da Filosofia Brasileira

    Lucio Álvaro Marques, Lauro Rosa Pinto
    11-31
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n1.2024.1
  • O amor como recurso teórico e prático numa experiência pedagógico-filosófica na EJA (Maceió/AL)

    Yvisson Gomes dos Santos, Marinaide Lima de Queiroz Freitas, Walter Matias Lima
    32-53
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n1.2024.2
  • Direitos Humanos nos Cursos Técnicos de Nível Médio: o que dizem as pesquisas na Pós-Graduação Stricto Sensu brasileira

    Roberta Pasqualli, Neiva Teresinha Borges Petersohn, Josimar de Aparecido Vieira
    54-73
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n1.2024.3
  • Vivências no cotidiano do brincar: as marcas do racismo estrutural na ecologia da educação infantil

    Ângela da Silva, Francismara Neves de Oliveira, Ana Carolina Mexia Aleixo
    74-87
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n1.2024.4
  • Tem um aluno autista na minha sala! - desafios da educação inclusiva no curso de Pedagogia da Unemat de Sinop

    Ivone Jesus Alexandre, Edneuza Alves Trugillo, Patrícia Alzira Proscêncio
    88-106
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n1.2024.5
  • Memória e letramento racial no Ensino Médio: táticas para aplicabilidade das leis 10.639/03 e 11.645/08 nas escolas

    Ronald Lopes, Ligia Emanuela Costa Alves
    107-128
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n1.2024.6
  • O ser mais freiriano e suas perspectivas ontológicas: implicações no ser docente

    Gilvan Charles Cerqueira de Araújo, Carlos Ângelo de Meneses Sousa
    129-148
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n1.2024.7
  • Os usos do conceito de branquitude para uma educação antirracista no Brasil

    Thais Bonato Gomes, Francisco Muenzer Soares
    149-166
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n1.2024.8
  • Análise da produção científica sobre o uso das Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências (2020-2022)

    Leandro Carbo, Renan Helder dos Santos Silva
    167-186
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n1.2024.9
  • A infância em face da racionalidade neoliberal: midiatização e dessimbolização da linguagem em sociedades complexas

    Mateus Lorenzon, Angelo Vitório Cenci
    187-205
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n1.2024.10
  • BELL HOOKS: princípios éticos e pilares educacionais para a construção da Comunidade Pedagógica

    Teresa Christina da Cruz Bezerra, Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Kássya Christinna Oliveira Rodrigues
    206-227
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n1.2024.11
  • Língua de sinais e resistência de sujeitos surdos: análise discursiva de uma piada em Libras da TV INES

    Matheus Batista Barboza Coimbra, Élcio Aloisio Fragoso
    228-245
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n1.2024.12
  • Construção e validação do questionário Bullying na Escola: a percepção dos professores

    Ana Paula Lobo, José Antonio Vianna
    246-263
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n1.2024.13
  • A aplicação da metodologia feminista de Alda Facio Montejo como chave de compreensão da manifestação do sexismo em entidades coletivas da educação básica

    Thaís Rodrigues Martins, Stella Mendes de Castro Reis
    264-286
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n1.2024.14
  • Formação profissional de médicos humanistas: desafios e possibilidades na pedagogia universitária

    Luciene Lessa Andrade, Liége Maria Queiroz Sitja, Marineuza Mattos dos Anjos
    287-308
    DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n1.2024.15

Edição Completa