Docente da educação superior: qual o lugar da formação pedagógica?

Autores

  • Maria Emilia Gonzaga de Souza Universidade de Brasília.

Palavras-chave:

Formação. Docência. Educação superior.

Resumo

Para se entender melhor a formação do docente da Educação Superior,faz-se necessário contextualizar a inserção deste na docência bemcomo a organização das instituições de nível superior no que se refereao favorecimento do seu desenvolvimento para, efetivamente, ser oautor e executor do processo. Este estudo tem como objetivos: refletirsobre o processo formativo do docente da Educação Superior no âmbitodas Instituições de Educação Superior; analisar as condições em queacontece o processo formativo do docente da Educação Superior nasInstituições em que trabalham; analisar as dificuldades e possibilidadesencontradas no desenvolvimento da docência na Educação Superior nocontexto das Instituições de Educação Superior; analisar como o docenteda Educação Superior percebe sua prática pedagógica. Para isso, aplicouseum questionário a 13 docentes de instituições da Educação Superiorpública e privada. A metodologia utilizada é de enfoque qualitativo,com aplicação de questionário. A análise compõe-se de sequênciasorganizacionais que potencializam a compreensão do movimentode formação dos docentes da Educação Superior nas instituições emque trabalham. À luz dos dados coletados percebemos as dificuldadesencontradas e as possibilidades de formação e de desenvolvimentoda prática docente. Há uma leitura cruzada dos dados coletados e dasatuais publicações sobre o tema que permite uma compreensão dasinformações, opiniões dos interlocutores, como também das minhasobservações.

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Como Citar

Souza, M. E. G. de. (2014). Docente da educação superior: qual o lugar da formação pedagógica?. Revista Educação E Emancipação, 75–92. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3015

Edição

Seção

Artigos