QUEM CONTA UM CONTO, AUMENTA UM PONTO: literatura afro-brasileira na educação infantil

Autores

  • Aline dos Santos Matos Fundação Visconde de Cairu - FVC
  • Joelma da Conceição Lopes Sousa Fundação Visconde de Cairu - FVC
  • Jurandir de Almeida Araújo Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-1033v5n12.2022.5

Palavras-chave:

literatura infantil afro-brasileira , educação infantil, socialização, ensino aprendizagem

Resumo

É objetivo deste artigo analisar as contribuições em se trabalhar a literatura afro-brasileira no contexto da Educação Infantil. Metodologicamente ancorado na pesquisa de campo de abordagem qualitativa, e como principais bases teóricas os estudos de Mariosa e Reis (2011), Silva (2011) e Araújo e Morais (2014), que pontuam a ausência ou pouca visibilidade dessa literatura no currículo escolar e no cotidiano escolar da Educação Infantil. O estudo, em linhas gerais, evidenciou que o trabalho com a referida literatura na sala de aula da educação infantil contribui expressivamente para a construção de uma autoestima e identidade étnica positiva das crianças negras, assim como para o respeito e valorização da diversidade étnico-racial do povo brasileiro e da humanidade, socialização e processo de ensino aprendizagem das crianças em sua pluralidade e singularidade.

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Biografia do Autor

Aline dos Santos Matos, Fundação Visconde de Cairu - FVC

Graduada em Pedagogia pela Fundação Visconde de Cairu.

Joelma da Conceição Lopes Sousa, Fundação Visconde de Cairu - FVC

Graduada em Pedagogia pela Fundação Visconde de Cairu.

Jurandir de Almeida Araújo, Universidade Federal da Bahia

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro do Grupo de pesquisa Política e Gestão da Educação, do grupo de pesquisa Educação (PPGE/UFBA), Desigualdade e Diversidade (PPGEduC/UNEB), do Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital (LTI Digital/UFBA) e da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) pela Justiça Social (Abrapps). Bolsista CAPES.

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Publicado

2022-05-03

Como Citar

Matos, A. dos S., Sousa, J. da C. L., & Araújo, J. de A. (2022). QUEM CONTA UM CONTO, AUMENTA UM PONTO: literatura afro-brasileira na educação infantil. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 5(12). https://doi.org/10.18764/2595-1033v5n12.2022.5

Edição

Seção

Artigos