ALGUMAS NOTAS SOBRE AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS NO ÂMBITO DA COOPERAÇÃO NORTE-SUL: o caso específico de alguns países na África

Autores

  • Nelsio Gomes Correia UNILAB

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-1033v5n12.2022.13

Palavras-chave:

África, Norte-Sul global, Países em desenvolvimento, Relações internacionais, Imperialismo

Resumo

Este artigo propõe-se estudar e refletir sobre o papel das relações internacionais na época da proclamação das independências de algumas nações africanas que estavam sob o domínio do colonialismo. Para tanto, no que refere a metodologia utilizada para a realização desta pesquisa e para produzir o trabalho, foi de carácter bibliográfica que nos possibilita obter as informações mediante as fontes secundárias que abordam, de diferentes maneiras, o tema escolhido para estudo. Entretanto, estas fontes podem ser livros, artigos, teses, monografias, dissertações etc, assim como textos disponíveis em sites confiáveis, entre outros locais que apresentam um assunto comprovado relevante para desenvolver a nossa temática. Sendo assim, nos permite entender que o cenário internacional é calculado na desigualdade entre a cooperação das nações hegemônicas do Norte global sobre os países frágeis economicamente e politicamente periféricos, sobretudo africanos no âmbito do sistema global, dependentes da ajuda externa para construção das infraestruturas estatais e na criação das políticas públicas que possibilitam a redução das tensões sociais e da fome na qual os povos deparavam. Enfim, por outro lado, a política das relações internacionais não tem uma única essência de atuação no que concerne em doação, ou seja, de amparar os países em situações de vulnerabilidade, mas sim de financiamento e internacionalização das ideologias hegemônicas e segregacionistas e do endividamento das nações em vias de desenvolvimento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelsio Gomes Correia, UNILAB

Nelsio Gomes Correia nasceu na Guiné-Bissau, possui Bacharelado em Humanidades e é licenciando em Sociologia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – (UNILAB) no Estado do Ceará-Brasil. Membro de grupo de pesquisa Trajetórias, Juventudes e Educação. Instituto de Humanidades – IH.  Pesquisa as temáticas relacionadas aos Direitos Humanos, Poder Judiciário, Democracia, Educação, Gênero em África, Epistemologia africanas, Cooperação Internacional Sul-Sul e Norte - Sul e os Estudos Africanos.

Referências

AGUILAR, Sérgio Luiz Cruz. Atlântico Sul: as relações do Brasil com os países africanos no campo da segurança e defesa. Austral: revista brasileira de estratégia e relações internacionais, v. 2, n. 4, p. 49-71, 2013.

AFONSO, Maria Manuela; FERNANDES, Ana Paula. abCD Introdução à Cooperação para o Desenvolvimento. Lisboa: Instituto Marquês de Valle Flôr/Oikos, 2005.

CASTRO, Thales. Teoria das relações internacionais. Fundação Alexandre de Gusmão, 2012.

CARDOSO, Fernando Jorge. O Desenvolvimento sem Norte nem Sul. Cadernos de Estudos Africanos, n. 34, p. 13-30, 2017.

DUPAS, Gilberto. Nova ordem global e a política: o espaço da periferia. En: Seminário Internacional REGGEN: Alternativas Globalização (8 al 13 de Octubre de 2005, Hotel Gloria, Rio de Janeiro, Brasil). Rio de Janeiro, Brasil: UNESCO, Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura, 2005. Disponible en la World Wide Web: http:// https://bit.ly/2BGqOBW

FIORI, José Luís. O poder global e a nova geopolítica das nações. Crítica y Emancipación, (2): 157-183, primer semestre 2009.

GONÇALVES, Williams. Relações internacionais. Zahar, 2002.

HALLIDAY, Fred. Repensando as relações internacionais / Fred Halliday; tradução de Cristina Soreanu Pecequilo; consultoria técnica da tradução de Paulo Fagundes Visentini.

- 2.ed. -Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007.

HIRST, M.; ANTONINI, B. Passado e presente da cooperação norte-sul para o desenvolvimento. Buenos Aires: Ministerio das Relacoes Exteriores, Comercio Internacional e Culto da Argentina, 2009.

MILANI, Carlos. Evolução histórica da cooperação Norte-Sul. SOUZA, André de Melo. Repensando a cooperação internacional para o desenvolvimento, Brasília (DF): Ipea. Capítulo, v. 2, p. 33-56, 2014.

PAUTASSO, Diego. China e Brasil na África Subsaariana e a retomada da questão nacional. Tensões Mundiais, v. 9, n. 17 jul/dez, p. 61-82, 2013.

PEREIRA, Analúcia Danilevicz. O Atlântico Sul, a África Austral e o Brasil: cooperação e desenvolvimento. Austral: Revista Brasileira de Estratégia e Relações Internacionais, v. 2, n. 4, p. 33-47, 2013.

SOUZA, André de Mello et al. Repensando a cooperação internacional para o desenvolvimento. 2014.

TORRES, Adelino. Desenvolvimento africano e cooperação. Cadernos de Economia, p. 42-49, 1998.

TOMAZINI, Rosana Correa. Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e Cooperação Sul-Sul: uma análise comparativa de seus princípios e desafios de gestão. Carta Internacional, v. 12, n. 1, p. 28-48, 2017.

Downloads

Publicado

2022-05-03

Como Citar

Correia, N. G. (2022). ALGUMAS NOTAS SOBRE AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS NO ÂMBITO DA COOPERAÇÃO NORTE-SUL: o caso específico de alguns países na África. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 5(12). https://doi.org/10.18764/2595-1033v5n12.2022.13

Edição

Seção

Artigos