PRÁTICAS DE LETRAMENTOS LITERÁRIO E RACIAL CRÍTICO NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE TRIGUEIROS (PE): reflexões a partir do olhar da gestão

Autores

  • Bernadete Maria da Silva PROCADI
  • Dayse Cabral de Moura Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-1033v5n12.2022.6

Palavras-chave:

letramentos literário e racial crítico, literatura negra, gestão escolar, educação escolar quilombola

Resumo

O artigo é um recorte de uma pesquisa realizada no Programa de Mestrado Profissional em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas (Procadi), da Universidade de Pernambuco, Campus Garanhuns. O estudo buscou compreender as modalidades de letramento literário e racial crítico vivenciadas na escola da Comunidade Quilombola de Trigueiros em Pernambuco, através do olhar da gestão escolar. A metodologia utilizada foi a qualitativa e realizamos um estudo de caso, cujo sujeito foi a gestora escolar. Para a coleta de dados, realizamos uma entrevista semiestruturada em ambiente virtual. A pesquisa online e a seleção do sujeito foram direcionadas pelo contexto da pandemia da Covid-19, que criou a necessidade do distanciamento social. Os resultados da pesquisa apontaram que a escola quilombola investe no letramento literário e racial crítico dos estudantes, porém identificamos um déficit no trabalho com a literatura negra a partir das produções de autores(as) africanos(as) e afro-brasileiros(as). Essa lacuna nos direcionou para o desenvolvimento da produção de material e formação dos docentes da unidade sobre os usos e os sentidos da literatura negra para a afirmação das identidades raciais dos estudantes quilombolas.

 

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Biografia do Autor

Bernadete Maria da Silva, PROCADI

Bernadete Maria da Silva, graduada em Letras, pós-graduada em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola e mestrado em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas.

Dayse Cabral de Moura, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorado em Educação pela UFPE. Professora Associada do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da UFPE.

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Publicado

2022-05-03

Como Citar

Silva, B. M. da, & Moura, D. C. de. (2022). PRÁTICAS DE LETRAMENTOS LITERÁRIO E RACIAL CRÍTICO NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE TRIGUEIROS (PE): reflexões a partir do olhar da gestão. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 5(12). https://doi.org/10.18764/2595-1033v5n12.2022.6

Edição

Seção

Artigos