DAS POSSIBILIDADES DE LEGITIMAÇÃO DE PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS A PARTIR DE ÁFRICA: entrevista com Emília Nhalevilo

Autores

  • Kátia Evangelista Regis Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros - Universidade Federal do Maranhão
  • Emília Nhalevilo Universidade Púnguè

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-1033v5n12.2022.1

Resumo

Entrevista com a Profa. Dra. Emília Nhalevilo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Evangelista Regis, Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros - Universidade Federal do Maranhão

Graduada em História pela Universidade de São Paulo (USP - 2000), Mestre (2004) e Doutora (2009) em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-Doutorado (2015) realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP em parceria com o Departamento de História da Universidade Pedagógica (UP) de Moçambique. Atualmente realiza pesquisa de pós-doutorado na Universidade Púnguè (Moçambique). Entre 1998 e 2002 foi educadora e coordenadora do Centro de Educação e Organização Popular (CEOP), que desenvolvia a Educação de Jovens e Adultos (EJA). No período de 1998 a 2002 coordenou o Núcleo de Consciência Negra na USP. Lecionou História para o ensino fundamental na Rede Municipal de Educação de São Paulo (2002-2005). Foi Assessora de Formação e Sistematização do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos (2008). É Professora Associada II da Universidade Federal do Maranhão (UFMA - Campus São Luís). Docente da Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (LIESAFRO), iniciativa pioneira no Brasil implantada em 2015, da qual foi coordenadora entre 2015 e 2020. Em 2019, a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão concedeu-lhe o Título de Cidadã Maranhense. No mesmo ano, recebeu a distinção honorífica Palmas Universitárias na UFMA. Integrante do Grupo de Trabalho nº 21 Educação e Relações Étnico-Raciais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd); da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros/UFMA e do Núcleo Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros/UFMA. Principais temas de discussão na área educacional: o ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, currículo, políticas curriculares.

Emília Nhalevilo, Universidade Púnguè

Doutora em Educação de Ciências Naturais pela Curtin University Western (Austrália), pós-doutora pela University of the Western Cape (África do Sul). Professora Catedrática em Química da Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique). Reitora da Universidade Púnguè (Moçambique).

Referências

ALMEIDA, Silvio. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 10 jan. 1996.

______. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Diário Oficial da União, Brasília, 11 mar. 1996.

COELHO, Wilma da Nazaré Baía; COELHO, Mauro Cézar. As Licenciaturas em História e a Lei 10.639/03 – percursos de formação para o trato com a diferença? Educação em Revista, v. 34, p. 1-39, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/hvnLnRX7NpxPqJ9YqrBBQHG/?format=pdf&lang=pt

Acesso em: 15 fev. 2021.

DEI, George Sefa. Indigenous anti-colonial knowledge as ‘heritage knowledge’ for promoting Black/African education in diasporic contexts. Decolonization: Indigeneity, Education & Society, v. 1, n. 1, p. 102-119, 2012. Disponível em: https://jps.library.utoronto.ca/index.php/des/article/view/18631/15559 Acesso em: 25 mai. 2021.

FISHMAN, Joshua A. In praise of the beloved language - A comparative view of positive ethnolinguistic consciousness. Berlin: Mouton de Gruyter, 1997.

GANDHI, Mahatma K. The story of my experiments with truth. An autobiography. New Delhi: Penguin Books, 2007.

GOMES, Nilma Lino. O combate ao racismo e a descolonização das práticas educativas e acadêmicas. Revista de Filosofia Aurora, v. 33, n. 59, p. 435-454, 2021. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/aurora/article/view/27991 Acesso em: 25 nov. 2021.

______. REGIS, Kátia. Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros: possibilidades da formação de professores/as a partir da Cooperação Sul-Sul. In: Aziz Tuffi Saliba; Dawisson Belém Lopes; Marcos Antonio Alexandre. (Orgs.) Coleção Desafios Globais - Volume I África. 1 ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, v. 1, p. 137-168, 2021. Disponível em: https://www.ufmg.br/dri/desafiosglobais/wp-content/uploads/2021/03/Volume1_Africa.pdf Acesso em: 10 dez. 2021.

HENDERSON, James G.; KESSON, Kathleen R. Curriculum Wisdom: Educational Decisions in Democratic Societies. Ohio: Pearson/Merril/Pentrice Hall, 2004.

MAPARA, Jacob. Indigenous Knowledge Systems in Zimbabwe: Juxtaposing Postcolonial Theory. The Journal of Pan African Studies, v. 3, n. 1, sept, p. 139-155, 2009. Disponível: https://www.researchgate.net/publication/228427362_Indigenous_Knowledge_Systems_in_Zimbabwe_Juxtaposing_Postcolonial_Theory. Acesso em: 13 set. 2021.

MOÇAMBIQUE. Plano Curricular do Ensino Básico - Objectivos, Política, Estrutura, Plano de Estudos e Estratégias de Implementação. Ministério da Educação e Cultura/Instituto Nacional do Desenvolvimento da Educação, 2003. Disponível em: http://www.mined.gov.mz/DN/DINEP/Documents/PCEB.pdf Acesso em: 20 fev. 2021.

NERIS, Cidinalva Silva Câmara, REGIS, Kátia; MUNIZ, Pollyanna Gouveia Mendonça; SALES, Tatiane da Silva Sales. Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros: uma graduação pioneira no Brasil. Educ. Soc. Seção Especial – Ações Afirmativas de promoção da igualdade racial na educação: lutas, conquintas e desafios atuais, v. 42, p. 1-19, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vwtLHKcHsxmCp7h7ZD6cNbL/?lang=pt

Acesso em: 14 jan. 2022.

NHALEVILO, Emília Afonso. Refletindo a história de integração do Conhecimento Local na escola: procurando caminhos de legitimação. Kwanissa, São Luís, n. 2, jul/dez, p. 5-20, 2018. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/9746/5689. Acesso em: 10 jun. 2020.

______. Currículo Local: uma oportunidade para emancipação. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.11 n. 1, abr, p. 23-34, 2013. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/6459. Acesso em: 10 ago. 2019.

_______; TAYLOR, Peter Charles. Critical autoethonographic inquiry for culture-sensitive professional development. Reflective Practice, v. 10, n. 2, p. 11-12, 2009.

______. A pesca artezanal e o Currículo Local. In: NHALEVILO, Emília Afonso TSAMBE. Malaquias Zildo António. Conhecimentos locais na pesca artesanal em Moçambique: estudos de casos e abordagens interdisciplinares, 2021, p. 91-103.

REGIS, Kátia Evangelista; NERIS, Cidinalva Silva Câmara. Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros: formação de professores/as em direção à construção da justiça curricular. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 17, n. 3, p. 990-1014, 2019. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/44137. Acesso em: 10 mai. 2020.

REGIS, Kátia Evangelista; NERIS, Cidinalva Silva Câmara; RODRIGUES, Sávio José Dias. O global e o local na construção de uma educação emancipatória para o ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. In: Práxis Educacional, v. 16, n. 39, abr, p. 91-114, 2020. ISSN 2178-2679. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6361. Acesso em: 06 jun. 2021.

SANTOS, Boaventura de Sousa. O futuro começa agora: da pandemia a utopia. Lisboa: Edições 70, 2021.

SEEHAWER, Maren. South African Science Teachers’ Strategies for Integrating Indigenous and Western Knowledges in Their Classes: Practical. Lessons in Decolonisation Educational Research for Social Change (ERSC), v. 7 Special Issue, jun, p. 91-110, 2018. Disponível em: http://www.scielo.org.za/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2221-40702018000200008. Acesso em: 12 set. 2021.

SILVA; Paulo Vinícius Baptista da; REGIS, Kátia; MIRANDA, Shirley. CAPÍTULO 16 - Educação das Relações Étnico-raciais no Brasil 1994-2014: síntese das pesquisas. In: SILVA; Paulo Vinícius Baptista da; REGIS, Kátia; MIRANDA, Shirley (Orgs.). Educação e Relações Étnico-Raciais: o Estado da Arte. Curitiba: NEAB-UFPR, 2018, p. 651-669. Disponível em: https://www.membros.abpn.org.br/download/download?ID_DOWNLOAD=58 Acesso em: 20 ago. 2021.

SMITH, Linda Tuhiwai. Decolonizing Methodologies. Research and Indigenous People. New York: Zed Books, 2012.

TIMOTHY, Joe. Critical autobiography: An insider perception on science and mathematics education in Vanuatu. Unpublished dissertation for Master on Science Education, Curtin University of Technology, Perth. 1999.

Downloads

Publicado

2022-05-03

Como Citar

Regis, K. E., & Nhalevilo, E. . (2022). DAS POSSIBILIDADES DE LEGITIMAÇÃO DE PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS A PARTIR DE ÁFRICA: entrevista com Emília Nhalevilo. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 5(12). https://doi.org/10.18764/2595-1033v5n12.2022.1

Edição

Seção

Artigos