Corporalidade do Candomblé pelo Olhar de Neves e Sousa

Autores

  • Natasha Martins Universidade Lusofona de Lisboa
  • Pedro Almeida Universidade Estadual do Paraná
  • Muriel Guitel Universidade de Cruz Alta do Rio Grande do Sul
  • Andre da Silva Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

A corporalidade dentro dos rituais da religião brasileira Candomblé possui papel fundamental na preservação de uma tradição e valorização étnica. Identificando como potente representante deste universo cosmológico, usou-se como objeto de estudo as obras do pintor português Neves e Sousa, para fins de análise sócio-cultural.  O corpo conta história, se faz presente. É por meio do corpo que o sagrado se manifesta no ambiente litúrgico. Buscando este espaço atemporal da arte ritual, com ênfase na expressão corporal do Candomblé, o presente artigo desenvolve um diálogo entre um olhar de fora do Candomblé com suas simbologias, meios de aprendizado e experiência mística.

CORPORALITY OF CANDOMBLÉ FROM THE PERSPECTIVE OF NEVES E SOUSA

Corporality of Candomblé from the Perspective of Neves e Sousa

 

CORPORALIDAD DE CANDOMBLÉ BAJO LA MIRADA DE NEVES Y SOUSA

Corporalidad de Candomblé Bajo la Mirada de Neves e Sousa

 

Resumo

A corporalidade dentro dos rituais da religião brasileira Candomblé possui papel fundamental na preservação de uma tradição e valorização étnica. Identificando como potente representante deste universo cosmológico, usou-se como objeto de estudo as obras do pintor português Neves e Sousa, para fins de análise sócio-cultural.  O corpo conta história, se faz presente. É por meio do corpo que o sagrado se manifesta no ambiente litúrgico. Buscando este espaço atemporal da arte ritual, com ênfase na expressão corporal do Candomblé, o presente artigo desenvolve um diálogo entre um olhar de fora do Candomblé com suas simbologias, meios de aprendizado e experiência mística.

Palavras-chave: Candomblé, Ritual, Cultura, Artes, Corporalidade

 

Abstract

Corporality within the rituals of the Brazilian Candomblé religion plays a fundamental role in the preservation of an ethnic tradition and appreciation. Identifying as a potent representative of this cosmological universe, the works of the Portuguese painter Neves e Sousa were used as object of study,for sociocultural analysis purposes. The body tells a story, makes itself present. It is through the body that the sacred is manifested in the liturgical environment. Seeking this timeless space of ritual art, with an emphasis on Candomblé body expression, this article develops a dialogue between the external perspective of Candomblé with its symbologies, mean of learning and mystical experience

Keywords: Candomblé, Ritual, Culture, Art, Corporality

 

Resumen

La corporalidad dentro de los rituales de la religión brasileña Candomblé tiene un papel fundamental en la preservación de la tradición y el aprecio étnico. Identificándose como un potente representante de este universo cosmológico, las obras del pintor portugués Neves e Sousa han sido utilizadas como objeto de estudio, a efectos de análisis sociocultural. El cuerpo cuenta una historia, se hace presente. Es a través del cuerpo que lo sagrado se manifiesta en el ambiente litúrgico. Buscando este espacio atemporal del arte ritual, con énfasis en la expresión corporal del Candomblé, este artículo desarrolla un diálogo entre una mirada fuera del Candomblé con sus simbologías, medios de aprendizaje y experiencia mística.

Palabras-clave: Candomblé, Ritual, Cultura, Arte, Corporalidad

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natasha Martins, Universidade Lusofona de Lisboa

Mestranda de Ciencia das Religiões e Pesquisadora pela Universidade Lusófona de Lisboa.

Referências

Bassi, F. (2016). ATOS RITUAIS: EVENTOS, AGÊNCIAS E EFICÁCIAS NO CANDOMBLÉ. Religião e Sociedade, 36(2).

Ciane. F. (2006). O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas.

de Oliveira Cunha, J. A. (2017). Em busca de um espaço: a linguagem gestual no candomblé - À memória de Marlene de Oliveira Cunha. Cadernos de Campo (São Paulo 1991), 26(1), 15-41.

Dicionário infopédia da Língua Portuguesa . Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-12-15 11:04:56]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/incorporar

Eliade, M. (1998). O xamanismo e as técnicas arcaicas do êxtase. Martins Fontes.

Johnson, P. C. (2020). Spirit Incorporation in Candomblé. The Wiley Blackwell Companion to Religion and Materiality, 150-170.

Maia, A. (2011). 6-O TRABALHO DO ATOR E SUA ORIGEM ESPIRITUAL. O Percevejo Online, 2(2).

Malpasso, A. (2019). El trance en el Xirê: expresividades del cuerpo mediante un proceso creativo.

Malpasso, A., Castro, Z. L. P., & Campos, M. D. F. H. (2019). EXPRESSÕES DO CORPO EM DANÇAS TERAPÊUTICAS DO CANDOMBLÉ BRASILEIRO E DA SANTERÍA CUBANA. Revista Fragmentos de Cultura-Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, 29(4), 757-767.

MORAES, Daniela Beny Polito. Gestualidade ancestral: o trânsito entre o Candomblé e o teatro. Conceição| Conception, 2018, 7.1: 122-141.

PRANDI, Reginaldo. Candomblé and Time: Concepts of time, knowing and authority, from Africa to Afro-Brazilian religions. Brazilian Review of Social Sciences, 2002, 2: 7-22.

SILVA, Mariana de Lima. Omo Mímó, o filho do amor: um estudo sobre os filhos de Lóògùn Ede. 2013.

Silva, N. C. F. (2018). A ineficiência do direito penal na proteção das religiões de matrizes africanas contra crimes de intolerância religiosa.

Os Orixás do Candomblé, Byron Torres de Freitas e Vlademir Cardoso de Freitas, Editora Eco, 1967.

VERGER, Pierre. Orixás: deuses iorubás na África e no Novo Mundo. Editora Corrupio Comércio, 1981.

Downloads

Publicado

2021-04-28

Como Citar

Martins, N., Almeida, P., Guitel, M., & da Silva, A. (2021). Corporalidade do Candomblé pelo Olhar de Neves e Sousa. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 4(8). Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/16127

Edição

Seção

Artigos