HOMESCHOOLING E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: a nova era do isolamento social

Autores

  • Osvaldo Antunes de Assis Neto Universidade Federal de Jataí - UFJ.
  • Miguel Júnior Rosa de Oliveira Universidade Federal de Jataí - UFJ.
  • Ana Paula Domingos Baladeli Universidade Federal de Jataí - UFJ. http://orcid.org/0000-0001-8508-0350

Palavras-chave:

Isolamento social. Ensino Domiciliar. Ensino Remoto Emergencial.

Resumo

O EnsinoDomiciliar é uma modalidade de ensino que vem se propagando ao redor do mundo e representa a escolha individual pela educação no espaço doméstico. O Ensino Remoto Emergencial – ERE, em contrapartida, é uma alternativa para a continuidade dos estudos durante a pandemia do SARS-COV-2 (coronavírus). Nosso estudo é uma revisão da literatura e tem como objetivo refletir sobre os efeitos do isolamento social no Ensino Domiciliar e no Ensino Remoto Emergencial. Os resultados de nosso estudo bibliográfico evidenciaram que ambas as modalidades de ensino, transitam por concepções distintas de isolamento social, guardadas as devidas especificidades, o isolamento social decorrente das modalidades impacta no processo de aprendizagem, ao revelarem vulnerabilidades sociais e acentuarem as desigualdades sociais.

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Biografia do Autor

Osvaldo Antunes de Assis Neto, Universidade Federal de Jataí - UFJ.

Graduando do Curso de Letras Português.

Miguel Júnior Rosa de Oliveira, Universidade Federal de Jataí - UFJ.

Graduando do Curso de Letras Português.

Ana Paula Domingos Baladeli, Universidade Federal de Jataí - UFJ.

Doutora em Letras. Professora do Curso de Letras-Inglês na Universidade Federal de Jataí. Líder do Grupo de Pesquisa LAMCE Laboratório dos Multiletramentos, Cibercultura e Educação.

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Publicado

2021-10-09

Como Citar

Assis Neto, O. A. de, de Oliveira, M. J. R., & Baladeli, A. P. D. (2021). HOMESCHOOLING E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: a nova era do isolamento social. Infinitum: Revista Multidisciplinar, 4(6), 4–19. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/16759

Edição

Seção

Artigos