CONTRIBUIÇÕES DA FENOMENOLOGIA SOCIOLÓGICA DE SCHUTZ PARA A PESQUISA SOBRE ALFABETIZAÇÃO DE MULHERES NEGRAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2675-0805v4n6.2022.1

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Fenomenologia , Pesquisa

Resumo

Este texto, que é parte de uma dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), tem o objetivo de refletir sobre a pesquisa na alfabetização de mulheres negras na Educação de Jovens e Adultos com base na perspectiva da Fenomenologia Sociológica de Schutz. As interpretações deram-se por meio da abordagem qualitativa, cujo instrumento de geração de dados foi a entrevista semiestruturada. As participantes foram oito mulheres que se reconhecem como pretas ou pardas (negras), matriculadas em classes de alfabetização de EJA, em quatro escolas públicas municipais de Porto Seguro - Bahia. Para subsidiar o debate, as análises foram tecidas mediante pesquisa bibliográfica que buscou conhecer a Fenomenologia de Schutz enquanto uma Sociologia da vida cotidiana, que interpreta os fenômenos do mundo da vida pela intersubjetividade, as vivências, as motivações e os significados atribuídos pela consciência dos sujeitos. Nosso intento é analisar como o método fenomenológico pode contribuir para a compreensão das motivações que levam mulheres negras a retornar a salas de EJA. Os resultados apontam que as motivações para as mulheres negras retornarem às salas de aula é a busca por independência pessoal, social e financeira, bem como a necessidade de conviver com autonomia na sociedade da escrita, visto que ler e escrever constituem atos de liberdade. Com base na compreensão do legado de Schutz, as motivações surgem no mundo da vida imbuídas de intencionalidades que se concretizam nas experiências vivenciadas no cotidiano pelos sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMADO, João da Silva. Manual de investigação qualitativa em educação. 2. ed. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2017.

AMADO, João; CRUSOÉ, Nilma; VAZ-REBELO, Piedade. Quadros analíticos da investigação qualitativa em educação. In:

AMADO, João (coord.). Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013. p. 73-99.

BERGER, Peter; L. LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 33. ed. Tradução de Floriano de Souza Fernandes. Petrópolis, Vozes, 2011.

ANDRÉ, M. E. D. A. A contribuição do estudo de caso etnográfico para a reconstrução da didática. Tese de Livre Docência. Faculdade de Educação. São Paulo, USP, 1992.

BOGDAN, R. BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 1994.

COTRIM, Gilberto. Fundamentos da filosofia: história e grandes temas. 16. ed. reform. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2006.

CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro; SANTOS, Edmilson Menezes. Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz: contribuições para a investigação qualitativa em prática educativa. Rev. Tempos Espaços Educ., Aracaju, v. 13, n. 32, e-13274, jan./dez. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13274. Acesso em: 5 jul. 2020.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

HEIDEGGER, M. Ser e tempo. Tradução Márcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes, 2006.

HUSSERL, Edmund. A ideia da Fenomenologia. Rio de Janeiro: Edições 70, 1970.

HUSSERL, Edmund. A ideia da Fenomenologia. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 2008.

HUSSERL, Edmund. Ideias para uma Fenomenologia pura e para uma Filosofia Fenomenológica. Aparecida: Ideias & Letras, 2006.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

LIMA, Antonio Marçal (org.). Ensaio sobre fenomenologia: Husserl, Heidegger e Merleau-Ponty (online). Ilhéus: Editus, 2014.

MEKSENAS, Paulo. Pesquisa Social e Ação Pedagógica: Conceitos, métodos e práticas. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.); DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa. São Paulo: Hucitec, 2007.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

MOREIRA, Daniel Augusto. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Pioneiro Thompson, 2004.

REZENDE, A. M. de. Concepção fenomenológica da educação. São Paulo: CORTEZ, 1990.

SCHUTZ, Alfred. Construção significativa do mundo social: uma introdução à sociologia Compreensiva. Tradução de Tomas da Costa. Petrópolis: Vozes, 2018.

SCHUTZ, Alfred. Fenomenologia e relações sociais. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1970.

SCHUTZ, Alfred. Fenomenologia e relações sociais. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.

SCHUTZ, Alfred. Sobre fenomenologia e relações sociais. Petrópolis: Vozes, 2012.

SOUZA, Márcio Nicory Costa. Algumas considerações sobre a sociologia de Alfred Schutz. Em Tese, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 1-26, jan./jul. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2012v9n 1p1/23492. Acesso em: 25 ago. 2020.

Downloads

Publicado

2022-09-19

Como Citar

MENEZES, Monica Clementino de; CUNHA JÚNIOR, Adenilson Souza.
CONTRIBUIÇÕES DA FENOMENOLOGIA SOCIOLÓGICA DE SCHUTZ PARA A PESQUISA SOBRE ALFABETIZAÇÃO DE MULHERES NEGRAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
. Revista Humanidades & Educação, p. 2–15, 19 Set 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 19 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos