DANÇANDO COM OS ZULUS: representações de gênero em Kwazulu-Natal, África do Sul

Autores

  • Aldina da Silva Melo

DOI:

https://doi.org/10.18764/

Palavras-chave:

Zulu Dance, Representações de gênero, Patrimonialização

Resumo

Este  trabalho  examina  representações  de  gênero  em  meio  à  expressão  cultural denominada Zulu Dance e processos de patrimonialização desse repertório cultural.
Parte-se  de  estudos  ocupados  em  discutir  as  representações  de  gênero,  no  que tange aos papeis e lugares sociais atribuídos a homens e mulheres e às mudanças e rupturas dessas representações, dos debates acerca da memória como resistência e  como  mecanismo  de  (re)afirmação  de  identidades,  de  leituras  que  abordam  a patrimonialização oficial de expressões culturais em diversos contextos, da análise de vídeos, músicas e demais materiais disponíveis sobre aquele repertório cultural.  

Palavras-chave: Zulu Dance. Representações de gênero. Patrimonialização.

Resumen

Este  trabajo  analiza  las  representaciones  de  género  en  el  medio  de  expresión cultural  llamado Zulu Danza  y procesos patrimoniales este  repertorio  cultural. Esto se basa en estudios de ocupados en la discusión de las representaciones de género en  relación con  los  roles y  lugares sociales asignados a hombres y mujeres y para
los  cambios  y  las  interrupciones  de  estas  representaciones,  los  debates  sobre  la memoria como resistencia y como un medio de (re) afirmación identidades, lecturas que  abordan  el  patrimonio  oficial  de  las  expresiones  culturales  en  diversos contextos,  el  análisis  de  vídeos,  música  y  otros  materiales  disponibles  en  ese repertorio cultural.

Palabras clave: Zulu Dance. Representaciones de género. Patrimonialización.

Abstract

This  paper  examines  representations  of  gender  in  the midst  of  cultural  expression called Zulu Dance and heritage processes  this cultural  repertoire. This  is based on studies  occupied  in  discussing  gender  representations  with  respect  to  roles  and social places assigned  to men and women and  to changes and disruptions of  these representations,  the  debates  about memory  as  resistance  and  as  a means  of  (re) claim identities, readings that address the official patrimony of cultural expressions in various contexts,  the analysis of videos, music and other materials available on  that
cultural repertoire.

Keywords: Zulu Dance. Gender Representations. Patrimonialization.