Mercante, Thorndike e os problemas aritméticos: referências para o ensino e para a formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-5777v7n2.2021.10

Palavras-chave:

Edward Lee Thorndike, Problemas aritméticos, Saberes profissionais, Victor Mercante

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir aspectos acerca da resolução de problemas aritméticos durante o Movimento Escola Nova no Brasil. A partir dos conceitos sobre saberes profissionais (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2017), aritmética sob medida (PINHEIRO, 2017) e da caracterização dos problemas aritméticos sob medida (SOUZA, no prelo) foram observadas duas referências para o ensino e a formação de professores nos artigos das revistas pedagógicas publicadas em São Paulo entre as décadas de 1920 e 1960. Dois autores foram utilizados de modo a justificar a presença dos problemas nas aulas de aritmética: Victor Mercante e Edward Lee Thorndike. Observamos que o interesse e a sistematização de passos para ensinar a resolver problemas são pressupostos utilizados como norteadores para a formação de professores em relação a resolução de problemas.

Mercante, Thorndike and arithmetics problems: references for teaching and teacher training

This paper aims to discuss aspects of solving arithmetic problems during the Escola Nova Movement in Brazil. From the concepts of professional knowledge (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2017), tailored arithmetic (PINHEIRO, 2017) and the characterization of tailored arithmetic problems (SOUZA, in press) two references for teaching and teacher training were observed in the articles from pedagogical journals published in São Paulo between the 1920s and 1960s. Two authors were used to justify the presence of problems in arithmetic classes: Victor Mercante and Edward Lee Thorndike. We observed that the interest and systematization of steps to teach how to solve problems are presuppositions used as guidelines for teacher education in relation to problem solving.

Keywords: Edward Lee Thorndike; Arithmetic problems; Professional knowledge; Victor Mercante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

CALDEIRA, B. Didactica do calculo. Revista de Educação, São Paulo, v. XXVIII, mar./jun./set./dez., 1940. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/115826. Acesso em: 30 out. 2021.

CALDEIRA, B. Didactica do calculo. Revista de Educação, São Paulo, v. 38, n. 62/65, mar./dez., 1952. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128327. Acesso em: 20 out. 2021.

DUSSEL, I. Victor Mercante y la produción de um discurso cientifico sobre la educación. Archivos de Ciencias de la Educación, Año 8, nº 8, 4º Época, 2014. ISSN 2346-8866 Disponível em: http://www.archivosdeciencias.fahce.unlp.edu.ar/. Acesso em: 30 out. 2021.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (Orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

MERCANTE, V. Psicologia de la aptitud matemática del niño. Buenos Aires: Cabaut e Cin Editores, 1904.

MERCANTE, V. Cultivo y desarrollo de la aptitud matemática del niño. Buenos Aires: Cabaut e Cin Editores, 1905.

PINHEIRO, N. V. L. A Aritmética sob Medida: a matemática em tempos da pedagogia científica. 2017. 224f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Guarulhos, 2017.

RABELO, R. S. Destino e Trajetos: Edward Lee Thorndike e John Dewey na formação matemática do professor primário no Brasil (1920-1960). 2016. 285f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

SANTOS, I. B. Edward Lee Thorndike e a conformação de um novo padrão pedagógico para o ensino de matemática (Estados Unidos, primeiras décadas do século XX). 2006. 283f. Tese (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.

SOUZA, A. F. Uma história dos problemas aritméticos: mudanças no saber profissional do professor que ensina matemática (1870-1960). Tese (Doutorado) - Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Guarulhos, (no prelo).

THORNDIKE, E. L. A nova metodologia da Aritmética. Trad. Anadyr Coelho, Porto Alegre: Editora Livraria do Globo, 1936.

WARDE, M. J. A psicologia e seus confrontos no Campo da educação: E. L. Thorndike versus Charles H. Judd e a “transferência de aprendizagem”. In: VALENTE, W. R. (Org.). Ciências da Educação, Campos disciplinares e Profissionalização: saberes em debate para a formação de professores. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

SOUZA, A. F. de; VALENTE, W. R. Mercante, Thorndike e os problemas aritméticos: referências para o ensino e para a formação de professores. Ensino & Multidisciplinaridade, São Luís, v. 7, n. 2, p. 25–36, 2021. DOI: 10.18764/2447-5777v7n2.2021.10. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/18143. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos