EXPERIÊNCIAS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

a produção científica dos anos 1990

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.34

Palavras-chave:

avaliação institucional, Educação Superior, universidade, análise bibliográfica

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar a produção científica brasileira sobre as experiências de avaliação institucional publicadas em periódicos científicos na área da Educação ao longo da década de 1990. O texto é um recorte de parte de uma pesquisa de pós-doutoramento, de caráter bibliográfico, cujo objeto de investigação foi a revisão sistemática de literatura da produção científica sobre avaliação da Educação Superior no Brasil, no período de 1990 a 2019. O mapeamento das produções foi realizado no portal Educ@, da Fundação Carlos Chagas, e nos portais de periódicos institucionais, sendo utilizadas como descritores de busca as expressões: avaliação institucional, avaliação da educação superior e avaliação do ensino superior. Foram encontrados 415 artigos sobre a temática pesquisada, distribuídos em 32 periódicos da área, que foram classificados em 13 eixos temáticos. Desses artigos, 82 versam sobre experiências de avaliação institucional, dos quais 25 foram publicados na década de 1990, a qual ficou marcada como a década da avaliação no Brasil. A escolha da análise dos 25 artigos justifica-se pela relevância dessas publicações para o campo da avaliação na Educação Superior, em particular pela produção teórica oriunda das experiências pioneiras de avaliação institucional realizadas nas Instituições de Ensino Superior brasileiras. A análise empreendida traz: as concepções sobre avaliação institucional presente nos artigos; os procedimentos metodológicos adotados nos processos de avaliação; as resistências encontradas no desenvolvimento das avaliações e as tentativas de criação de uma cultura de avaliação; as principais referências que fundamentaram os artigos analisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEVÊDO, Neroaldo Pontes de et al. Avaliação institucional da UFPB: construindo o autoconhecimento. Avaliação, Campinas, v. 1, n. 1, p. 43-48, dez. 1996.

BALZAN, Newton César. Pesquisa, avaliação institucional e desenvolvimento da qualidade do ensino superior: relações de reciprocidade. Pro-Posições, Campinas, v. 5, n. 2, p. 32-41, jul. 1994.

BALZAN, Newton César; DIAS SOBRINHO, José. (org.). Avaliação Institucional: teoria e experiências. São Paulo: Cortez, 1995.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1995.

BAREICHA, Paulo Sérgio et al. Representação social e avaliação do curso de pedagogia da UnB: os motivos, os valores e os interesses dos alunos. Linhas Críticas, Brasília, v. 3, n. 3-4, p. 69-93, 1997. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v3i3-4.2639

BARREYRO, Gladys Beatriz; ROTHEN, José Carlos. Avaliação da educação superior como política pública. In: ROTHEN, José Carlos; BARREYRO, Gladys Beatriz. (org.). Avaliação da educação: diferentes abordagens críticas. São Paulo: Xamã, 2011. p. 75-87.

BAZZO, Vera Lúcia; MORETTI, Méricles Thadeu. Programa de avaliação institucional da Universidade Federal de Santa Catarina: fala o ex-aluno. Avaliação, Campinas, v. 2, n. 3, p. 67-75, set. 1997.

BELLONI, Isaura. Avaliação Institucional: um instrumento de democratização da educação. Linhas Críticas, Brasília, v. 5, n. 9, p. 31-58, jul./dez. 1999. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v5i9.2752

BIELSCHOWSKI, Carlos Eduardo. Avaliação na Universidade Federal do Rio de Janeiro: a metodologia. Avaliação, Campinas, v. 1, n. 1, p. 29-32, jul. 1996.

BIZERRA, Maria da Conceição; CARVALHO, Maria Helena da Costa; GALINDO, Maria Lúcia Cavalcanti. Avaliação do currículo: instrumento de mudança do curso de Pedagogia – a experiência da Universidade Católica de Pernambuco. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 3, n. 9, p. 393-400, out./dez. 1995.

BOTH, Ivo José. Avaliação institucional agente de modernização administrativa e da educação. Avaliação, Campinas, v. 2, n. 3, p. 33-42, set. 1997.

CARVALHO, Eduardo Búrigo de et al. A avaliação institucional: um processo permanente. Avaliação, Campinas, v. 4, n. 4, p. 67-72, dez. 1999.

DIAS SOBRINHO, José. Avaliação institucional: a experiência da Unicamp – condições, princípios, processo. Pro-Posições, Campinas, v. 6, n. 1, p. 41-54, mar. 1995.

DIAS SOBRINHO, José. Avaliação da Educação Superior. Petrópolis: Vozes, 2000.

DIAS SOBRINHO, José. Avaliação: Políticas educacionais e reformas da educação superior. São Paulo: Cortez, 2003.

DIAS SOBRINHO, José. Avaliação e transformações da educação superior brasileira (1995-2009): do Provão ao Sinaes. Avaliação, Campinas, Sorocaba, v. 15, n. 1, p. 195-224, mar. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772010000100011

DIAS SOBRINHO, José; BALZAN, Newton César. Introdução. In: BALZAN, Newton César; DIAS SOBRINHO, José. (org.). Avaliação Institucional: teoria e experiências. São Paulo: Cortez, 1995, p. 7-13.

FROTA, Horácio. Avaliação da UECE: desafio institucional. Avaliação, Campinas, v. 4, n. 4, p. 27-35, dez. 1999.

GASPARETTO, Agenor. Avaliação institucional: processo doloroso de mudança; a experiência da ESC, Ilhéus, Bahia. Avaliação, Campinas, v. 4, n. 3, p. 27-35, set. 1999.

HEIZEN, Jadna Lúcia Neves et al. Avaliação institucional na Udesc: visualizando o fluxograma processual. Avaliação, Campinas, v. 2, n. 1, p. 19-24, mar. 1997.

KIPNIS, Bernardo. Avaliação institucional: a experiência da Universidade de Brasília. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 1, p. 7-8, 1990. DOI: https://doi.org/10.18222/eae00119902400

LEITE, Denise. A avaliação em prática. Avaliação, Campinas, n. 1, v. 1, p. 33-41, jul. 1996.

LEITE, Denise. Reformas Universitárias: Avaliação Institucional Participativa. Petrópolis: Vozes, 2005.

LOPES, Fernando Dias; SILVA, Ilton Benoni da. Unijuí: uma experiência de avaliação institucional participada. Avaliação, Campinas, v. 3, n. 2, p. 45-52, jun. 1998.

LOUREIRO, Marcos Correia da Silva; FALEIRO, Marlene de Oliveira Lobo; ALMEIDA, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de. Subsídios para uma avaliação de currículo: o caso do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 4, n. 11, p. 183-196, abr./jun. 1996.

MAGALHÃES, Nara Maria Emanuelli; RODRIGUES, Cláudia Medianeira Cruz. Programas de avaliação externa na educação superior brasileira, repercussões até o SINAES e consequências no contexto UFRGS. Avaliação, Campinas, Sorocaba, v. 24, n. 2, p. 475-492, jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772019000200008

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.

MARINHO, Alexandre. Metodologias para avaliação e ordenação de universidades públicas: o caso da UFRJ e demais instituições Federais de Ensino Superior. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 4, n. 13, p. 403-424, out./dez. 1996.

MARINI, Thereza. A avaliação institucional da Unesp: um processo de construção coletiva. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos – RBEP, Brasília, v. 79, n. 193, p. 17-34, set./dez. 1998. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.79i193.1016

MARQUES, Maria Aparecida Barbosa; KEIM, Ernesto Jacob. Avaliação institucional na universidade de São Francisco. Pro-Posições, Campinas, v. 6, n. 1, p. 85-94, mar. 1995.

MARTINS, Maria Angélica Rodrigues et al. A avaliação institucional da Universidade Católica de Santos. Avaliação, Campinas, v. 2, n. 1, p. 65-72, mar. 1997.

MORETTI, Méricles Thadeu. Avaliação institucional na Universidade Federal de Santa Catarina. Pro-Posições, Campinas, v. 6, n. 1, p. 55-66, mar. 1995.

PALHARINI, Francisco de Assis. Revista Avaliação: por uma avaliação autônoma e democrática. Avaliação, Campinas, v. 8, n. 1, p 37-58, mar. 2003.

RISTOFF, Dilvo. Avaliação Institucional: pensando princípios. In: BALZAN, Newton César; DIAS SOBRINHO, José. (org.). Avaliação Institucional: teoria e experiências. São Paulo: Cortez, 1995, p. 37-51.

RISTOFF, Dilvo I. Avaliação na Universidade Federal de Santa Catarina: uma proposta de metodologia. Avaliação, Campinas, v. 1, n. 1, p. 25-28, jul. 1996.

ROTHEN, José Carlos; BARREYRO, Gladys Beatriz. A “RAIES” e a Revista Avaliação: a construção de um marco teórico, político e metodológico. Avaliação, Campinas, Sorocaba, v. 16, n. 2, p. 267-290, jul. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772011000200003

SAUL, Ana Maria. Avaliação da Universidade: buscando uma alternativa democrática. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 1, p. 17-19, 1990. DOI: https://doi.org/10.18222/eae00119902403

SOUZA, Fernando Menezes Campello de. Avaliação institucional na Universidade Federal de Pernambuco: o Laboratório de Qualidade e Avaliação de Sistemas. Pro-Posições, Campinas, v. 6, n. 1, p. 79-84, mar. 1995.

TRIGUEIRO, Michelangelo Giotto Santoro. Experiência em avaliação institucional da Universidade de Brasília. Pro-Posições, Campinas, v. 6, n. 1, p. 67-78, mar. 1995.

VOGT, Carlos. Autonomia e avaliação institucional: a experiência da Unicamp (1990-1994. Avaliação, Campinas, v. 1, n. 2, p. 39-42, dez. 1996.

Downloads

Publicado

2022-07-05

Como Citar

Borges, R. M., & Brandalise, M. Ângela T. (2022). EXPERIÊNCIAS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: a produção científica dos anos 1990. Cadernos De Pesquisa, 29(2), 279–301. https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.34