INTRODUÇÃO À PEDAGOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGAS/OS

uma proposta de componente curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n3.2022.42

Palavras-chave:

Pedagogia, pedagogo, Ciência da Educação, disciplina

Resumo

O texto desenvolve reflexões sobre o lugar do estudo da condição disciplinar da Pedagogia no âmbito da formação inicial de pedagogos/as. Parte do pressuposto de que a Pedagogia constitui um domínio específico de conhecimentos que se produzem pela investigação da relação entre teoria e prática educativa, fundando-se, assim, em uma razão praxiológica. Aponta marcadores históricos e teóricos que pautam o processo de institucionalização acadêmica da Pedagogia e apresenta a análise de disciplinas concernentes ao seu estatuto identitário presentes em currículos de cursos de Pedagogia ofertados por uma universidade colombiana e duas mexicanas, e de Ciências da Educação, ofertado por três universidades argentinas. A partir dessa análise, propõe um escopo temático para delineamento de uma disciplina de Introdução à Pedagogia.

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Biografia do Autor

José Leonardo Rolim de Lima Severo, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação. Professor Adjunto do Departamento de Habilitações Pedagógicas do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Integra a Rede Nacional de Pesquisadores/as em Pedagogia (RePPed). É associado da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), representando, como vice-coordenador, o GT-4 (Didática). E-mail: jose.leonardo@academico.ufpb.br

Selma Garrido Pimenta, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação. Professora Titular Sênior da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professora Assistente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Santos. Integra a Rede Nacional de Pesquisadores/as em Pedagogia (RePPed). É Vice-Presidente da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE). É associada à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), participando do GT-4 (Didática). E-mail: sgpiment@usp.br

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

Severo, J. L. R. de L., & Pimenta, S. G. (2022). INTRODUÇÃO À PEDAGOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGAS/OS: uma proposta de componente curricular. Cadernos De Pesquisa, 29(3). https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n3.2022.42