EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: leitura da paisagem como aporte na formação continuada de professores da rede municipal

Autores

  • Juliana Guimarães Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Nilvania Aparecida de Mello Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Giovana Faneco Pereira Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n28.2022.8

Palavras-chave:

Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc), Educação em Solos, Paulo Freire, Clevelândia-PR

Resumo

A crise ambiental vivenciada atualmente atingiu níveis acentuados e preocupantes. Frente a essa realidade, faz-se necessário desenvolver ações que visem à incorporação da Educação Ambiental Crítica nas instituições de ensino. Essa perspectiva oportuniza a possibilidade de transformação social, que tem como pressuposto teórico Paulo Freire, subsidiando a formação continuada dos professores. O objetivo geral foi identificar a contribuição da Educação Ambiental Crítica utilizando como ferramenta a leitura da paisagem na formação continuada de professores da Rede Municipal de Ensino. A metodologia utilizada tratou-se de uma pesquisa-ação, com oficinas pedagógicas, tendo como instrumento de coleta de dados questionário estruturado, o estudo ocorreu em Clevelândia-PR. Como resultado, houve a incorporação dos princípios fundamentais da Educação Ambiental Crítica, com isso ocorreram melhorias no processo de ensino e aprendizagem e contribuições para a mitigação dos problemas socioambientais.

 

 

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Biografia do Autor

Juliana Guimarães, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Mestranda em Desenvolvimento Regional, Área de Concentração: Desenvolvimento Regional Sustentável, Linha de Pesquisa Educação e Desenvolvimento, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco. Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais, pela Faculdade Internacional de Curitiba (2007). Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos, pela UTFPR (2010). Especialista em Educação Especial: Formação Generalista com ênfase em surdez, pela Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas (2011). Especialista em Neuropsicopedagogia e Educação Especial Inclusiva, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2012). Graduação em Ciências, Licenciatura Plena, Habilitação: Biologia, pelo Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná (2005). Graduação em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco (2010).

Nilvania Aparecida de Mello, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1994), mestrado em Agronomia - Área de concentração física, gestão e conservação de solo-pelo Departamento de Solos e Engenharia Agronômica da Universidade Federal do Paraná (1996) e doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e pós-doutorado em Filosofia da Ciência pela Joseph Fourrier University (França) Atualmente é professora titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase apenas em Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: plantio direto, qualidade ambiental, enfoque sistêmico, qualidade da água e do meio ambiente, educação ambiental.

Giovana Faneco Pereira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Professora adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco. Doutora em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais da Universidade Estadual de Maringá (UEM) (2012). Mestrado em Ciências Ambientais pelo mesmo programa (2007). Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (2003). Atua na área de Taxonomia e Ecologia Vegetal, com ênfase em levantamentos florístico e fitossociológico, vegetação ripária e plantas alimentícias não convencionais (PANC, hortaliças tradicionais, hortaliças não-tradicionais).

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Publicado

2022-05-12

Como Citar

Guimarães, J., Mello, N. A. de, & Pereira, G. F. (2022). EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: leitura da paisagem como aporte na formação continuada de professores da rede municipal. Cadernos Zygmunt Bauman, 12(28). https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n28.2022.8