FRACASSO ESCOLAR: sintoma da sociedade de classes

Autores

  • Marco Antônio Oliveira Lima Instituto Federal de Goiás (IFG)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n28.2022.12

Palavras-chave:

Educação, Emancipação, Fracasso Escolar

Resumo

A realidade concreta é constituída por mudanças econômicas que intervêm na cultura, educação e escola. Então, é preciso ter o entendimento de que os processos de ensino e aprendizagem são marcados por conflitos políticos, de classes antagônicas. Existem pedagogias e escolas que cerceiam os estudantes, indivíduos históricos e sociais, pertencentes às classes populares; inculcando nestes discentes, conteúdos que não dialogam com sua classe e nem com um viés crítico, que objetive educar para a autonomia e emancipação, tendo por resultado o fracasso escolar. Por via dialética, vislumbra-se que o referido objeto é decorrente de múltiplos fenômenos. O texto procura compreender o fracasso escolar junto à complexidade das contradições concretas da sociedade capitalista.

 

SCHOOL FAILURE: A symptom of class-based society

The concrete reality is composed by economic changes that intervene in culture, education and school. So, it is necessary to understand that teaching and learning processes are marked by political conflicts, of antagonistic classes. There are pedagogies and schools which
restrict students – historical and social individuals – belonging to the popular classes; inculcating in these students, contents that do not dialogue with their class or with a critical bias, which aims to educate for autonomy and emancipation, resulting in school failure. Dialectically, it can be seen that the referred object is the result of multiple phenomena. The text seeks to comprehend school  failure together with the complexity of the concrete contradictions of capitalist society.

Keywords: Education; Emancipation; School Failure.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antônio Oliveira Lima, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Mestre e Doutorando em Educação no PPGE da Pontifícia Universidade Católica de Goiás/PUCGO. Membro do Grupo de Pesquisa: Estudos Críticos e Educação: Aspectos Éticos, Estéticos e Socioculturais: perspectivas contemporâneas. Professor de Educação Física no Instituto Federal de Goiás – Campus Águas Lindas de Goiás. 

Referências

ADORNO, Theodor W. Palavras e sinais: modelos críticos 2. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

APPLE, Michael. Educando à direita: mercados, padrões, Deus e desigualdade. São Paulo:

Cortez: Instituto Paulo Freire, 2003.

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP (FEU),

CHARLOT, Bernard. “O fracasso escolar”: um objeto de pesquisa inencontrável. In:

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre:

Artmed, 2000. p. 13-18.

FARIA, Gina Glaydes Guimarães de. Os ciclos do fracasso escolar: concepções e

proposições. 2008. 133 p. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de

Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e Trabalho: bases para debater a Educação

Profissional Emancipadora. In.: PERSPECTIVA, Florianópolis, v.19, n.1, p.71-87, jan./jun.

Disponível em: https://www.feis.unesp.br/Home/DSAA/DSAA/ProjetoGQTSCM/documentos/educacao/04_frigotto.pdf. Acesso em: 06 Mai. 2022.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A gênese das teses do Escola sem Partido: esfinge e ovo da

serpente que ameaçam a sociedade e a educação. FRIGOTTO, Gaudêncio (org). In.: Escola

“sem” partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro:

UERJ, LPP, 2017. p. 17-34.

GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação. 16 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

MARX, Karl. Manuscritos Econômico-Filosóficos. 2ª reimpressão. São Paulo: Editora

Martin Claret, 2006.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

SILVA, Jailson de Souza. Sucesso/fracasso escolar: Uma revisão de pressupostos. In.:

TEIAS: Rio de Janeiro, ano 2, nº 3, jan/jun. 2001. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/23867. Acesso em: 15 Nov. 2019.

Downloads

Publicado

2022-05-12

Como Citar

Lima, M. A. O. (2022). FRACASSO ESCOLAR: sintoma da sociedade de classes. Cadernos Zygmunt Bauman, 12(28). https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n28.2022.12