FRACASSO ESCOLAR: sintoma da sociedade de classes
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n28.2022.12Palavras-chave:
Educação, Emancipação, Fracasso EscolarResumo
A realidade concreta é constituída por mudanças econômicas que intervêm na cultura, educação e escola. Então, é preciso ter o entendimento de que os processos de ensino e aprendizagem são marcados por conflitos políticos, de classes antagônicas. Existem pedagogias e escolas que cerceiam os estudantes, indivíduos históricos e sociais, pertencentes às classes populares; inculcando nestes discentes, conteúdos que não dialogam com sua classe e nem com um viés crítico, que objetive educar para a autonomia e emancipação, tendo por resultado o fracasso escolar. Por via dialética, vislumbra-se que o referido objeto é decorrente de múltiplos fenômenos. O texto procura compreender o fracasso escolar junto à complexidade das contradições concretas da sociedade capitalista.
SCHOOL FAILURE: A symptom of class-based society
The concrete reality is composed by economic changes that intervene in culture, education and school. So, it is necessary to understand that teaching and learning processes are marked by political conflicts, of antagonistic classes. There are pedagogies and schools which
restrict students – historical and social individuals – belonging to the popular classes; inculcating in these students, contents that do not dialogue with their class or with a critical bias, which aims to educate for autonomy and emancipation, resulting in school failure. Dialectically, it can be seen that the referred object is the result of multiple phenomena. The text seeks to comprehend school failure together with the complexity of the concrete contradictions of capitalist society.
Keywords: Education; Emancipation; School Failure.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. Palavras e sinais: modelos críticos 2. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
APPLE, Michael. Educando à direita: mercados, padrões, Deus e desigualdade. São Paulo:
Cortez: Instituto Paulo Freire, 2003.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP (FEU),
CHARLOT, Bernard. “O fracasso escolar”: um objeto de pesquisa inencontrável. In:
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre:
Artmed, 2000. p. 13-18.
FARIA, Gina Glaydes Guimarães de. Os ciclos do fracasso escolar: concepções e
proposições. 2008. 133 p. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de
Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e Trabalho: bases para debater a Educação
Profissional Emancipadora. In.: PERSPECTIVA, Florianópolis, v.19, n.1, p.71-87, jan./jun.
Disponível em: https://www.feis.unesp.br/Home/DSAA/DSAA/ProjetoGQTSCM/documentos/educacao/04_frigotto.pdf. Acesso em: 06 Mai. 2022.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A gênese das teses do Escola sem Partido: esfinge e ovo da
serpente que ameaçam a sociedade e a educação. FRIGOTTO, Gaudêncio (org). In.: Escola
“sem” partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro:
UERJ, LPP, 2017. p. 17-34.
GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação. 16 ed. São Paulo: Cortez, 2012.
MARX, Karl. Manuscritos Econômico-Filosóficos. 2ª reimpressão. São Paulo: Editora
Martin Claret, 2006.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
SILVA, Jailson de Souza. Sucesso/fracasso escolar: Uma revisão de pressupostos. In.:
TEIAS: Rio de Janeiro, ano 2, nº 3, jan/jun. 2001. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/23867. Acesso em: 15 Nov. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Bauman

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais Cadernos Zygmunt Bauman
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.