Percursos literários na trilogia de filmes de João César Monteiro: Recordações da casa amarela (1989), A comédia de Deus (1995) e As bodas de Deus (1998)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v9n25.2024.08

Palavras-chave:

João César Monteiro, Cinema português, Crítica social, Referências literárias

Resumo

João César Monteiro (1939-2003) foi um cineasta português integrante do movimento Novo Cinema. O seu primeiro filme remonta à década de 70. A partir daí construiu uma filmografia baseada na crítica social e na transgressão moral, sobretudo do seu personagem maior, João de Deus, a quem emprestou o nome e o corpo, uma vez que o realizador também era ator. Nas décadas de 80 e 90 contou as peripécias do personagem em cinco filmes, sendo que três deles formam, sequencialmente, uma trilogia de acontecimentos na vida de João de Deus e no seu comportamento marginal e transgressor. Pretende-se, neste artigo, analisar algumas referências literárias nos filmes Recordações da Casa Amarela (1989), A Comédia de Deus (1995) e As Bodas de Deus (1998), com as quais João César Monteiro dialogou, trazendo uma linguagem cinematográfica nova, eivada de complexas teias de sentido estético, literário e filosófico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Cristina da Encarnação dos Santos , Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Professora Adjunta no Colegiado de Letras na Universidade Federal do Amapá-Campus Santana. Coordenadora do Curso de Letras/Port EaD - UaB (2022-2023). Coordenadora do curso de Letras/Português-EaD-UaB (2022-2023). Líder do grupo CNpq Núcleo de Pesquisas em Estudos Literários (NUPEL), da Universidade Federal do Amapá.Doutora em História, na área de concentração de História Cultural, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).Doutora em Letras (PPGL), pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).Mestra em Literaturas dos Povos Africanos de Língua Oficial Portuguesa pela Universidade Nova de Lisboa (2006).Graduada em Letras-Português, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2001). Ramo de Formação Educacional em Letras Português (2000-2001).Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UNIFAP (PPGLET) e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH).Líder do grupo de pesquisa NUPEL (Núcleo de Pesquisa em Estudos Literários).Pesquisadora no Núcleo de Estudos Pós-Coloniais (NePC/UNIFAP) e Núcleo de Estudos e Pesquisas Indígenas (NEPI/UNIFAP). Foi pesquisadora colaboradora do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa (2008-2023) e do Instituto de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes.Como pesquisadora atua principalmente nas seguintes áreas: Literatura Portuguesa, Literatura de Viagem, Estudos sobre a Amazônia. Estudos de Retórica, Literatura Africana Pós-colonial, História da América Portuguesa.

Referências

ANSPACH, Sílvia. Entre Babel e o Éden: criação, mito e cultura. São Paulo: Annablume, 1998.

AUGÉ, Marc. Não-lugares: Introdução a uma antropologia da sobremodernidade, Trad. Maria Lúcia Pereira. Lisboa: 90 Graus Editora, 2005.

BATAILLE, Georges. História do Olho. Trad. Eliane Robert de Moraes. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

BATAILLE, Georges. O Erotismo. Trad. João Bénard da Costa. Lisboa: Antígona, 1988.

CAMÕES, Luís Vaz de. Sonetos. Direção Literária Dr. Álvaro Júlio da Costa Pimpão, s.d.

COSTA, Pedro Ruas Camanho. Do cineasta demiurgo: uma análise da obra de João César Monteiro. Programa de Pós-Graduação em Letras – Faculdade de Letras de Lisboa (Mestrado). Lisboa: FLUL, 2016, 120 p.

CUNHA, Paulo. A cidade cinemática de João de Deus: espaço, cenário e estética na obra de João César Monteiro. E-ComPós, Revista da Associação Nacional de Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Brasília, v. 11, n. 3, p. 1-16, set./dez. 2008.

CUNHA, Paulo. O novo cinema português e o cinema novo brasileiro: o caso Glauber. REBECA - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, ano 6, v. 2, p. 1-12, julho a dezembro de 2017.

GARRETT, Almeida. Viagens na Minha Terra [1846]. Porto: NovaLello, 2004.

GUSMÃO, Manuel. Algumas Prosas para Ir e Vir ao Cinema de João César Monteiro (ou de um Certo Riso Inquieto na Noite dos Últimos Românticos). In: NICOLAU, João (org.). João César Monteiro. Lisboa: Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, p. 49-55.

MONTEIRO, João César. Morituri te Salutant. Lisboa, & etc e Arcádia, 1974.

MUGA, Henrique. O Espaço no Cinema de João César Monteiro. Avanca Cinema I International Conference 2021, Avanca, 2021. Link do site do evento: https://avanca.org/PT/inicio.php

RIBEIRO, Bernardim. Saudades: História de Menina e Moça. 2.ª ed. Lisboa: Delfim Guimarães ed, 2009.

ROJAS, Carlos Antonio Aguirre. La Biografia como Gênero Historiográfico: algunas reflexiones sobre sus posibilidades actuales. In: O Biográfico: perspectivas interdisciplinares. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2000.

TAVARES, Vitor Silva. Notas para recordação do meu amigo João. In: NICOLAU, João (org.). João César Monteiro. Lisboa: Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, 2005, p. 63-69.

VICENTE, Gil. Auto da barca do Inferno. 2.ª ed. São Paulo: Martin Claret, 2010. Filmes de João César Monteiro (trilogia analisada no texto):

AS BODAS de Deus. Realização e Argumento: João César Monteiro Lisboa: Madragoa Filmes, 1999.

A COMÉDIA de Deus. Realização e Argumento de João César Monteiro Lisboa: Grupo de Estudos e Realizações, 1995.

RECORDAÇÕES da casa amarela: uma comédia lusitana. Realização e Argumento: João César Monteiro. Lisboa: Invicta Filmes, 1989.

Downloads

Publicado

2024-08-08

Como Citar

SANTOS , Fernanda Cristina da Encarnação dos.
Percursos literários na trilogia de filmes de João César Monteiro: Recordações da casa amarela (1989), A comédia de Deus (1995) e As bodas de Deus (1998)
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 9, n. 25, p. 01–15, 8 Ago 2024 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/24158. Acesso em: 23 nov 2024.

Edição

Seção

Literatura, interfaces e relações transestéticas